Conteúdo
- 1 Quem pode fazer parte do programa Jovem Aprendiz Sabesp
- 2 Conheça a lei de aprendizagem
- 3 Como funciona o contrato de trabalho Jovem Aprendiz Sabesp
- 4 O que o aprendiz recebe de benefícios?
- 5 Vantagens em fazer parte do programa
- 6 Conheça um pouco mais sobre a Sabesp
- 7 Passo a passo para ser um Jovem Aprendiz Sabesp
Para quem deseja ter uma oportunidade incrível de crescimento, não pode deixar de se inscrever no programa Jovem Aprendiz Sabesp. As vantagens são enormes e o jovem consegue grandes experiências profissionais.
A Sabesp é uma empresa de economia mista que atua há muitos anos no estado de São Paulo. Para conseguir uma vaga no local, é necessário prestar um concurso, que na maioria das vezes é feito pela Fundação Carlos Chagas.
Os participantes do programa Jovem Aprendiz Sabesp terão acesso a um ambiente dinâmico e com profissionais qualificados. O contrato é de um ano e o jovem recebe um salário proporcional às suas horas trabalhadas.
Quem pode fazer parte do programa Jovem Aprendiz Sabesp
Para fazer parte deste programa é necessário cumprir os seguintes pré-requisitos:
- Ter idade de 14 a 22 anos de idade completos;
- Quem possui algum tipo de deficiência pode se inscrever com qualquer idade, desde que tenha 14 anos completos;
- Disponibilidade de horário para cumprir a carga de trabalho que é de no máximo 4 horas por dia;
- Estar matriculado no primeiro ou segundo ano do ensino médio;
- Manter a frequência escolar em dia, assim como um bom índice de aproveitamento;
- Não ter tido experiência no mercado de trabalho anteriormente.
Conheça a lei de aprendizagem
A lei de aprendizagem foi criada nos anos 2000 e determina todas as regras e diretrizes para o programa Jovem Aprendiz Sabesp. Criada pelo Governo Federal com o objetivo de incluir no mercado de trabalho os jovens e adolescentes que não tiveram acesso ao primeiro emprego, o programa pode durar no máximo dois anos.
A carga horária é de no máximo seis horas por dia, sendo que o aprendiz deve alterar a sua jornada de trabalho na empresa com o curso de aprendizagem. É comum que o jovem frequente dois dias na empresa e o restante dos dias no curso.
Durante a semana, a carga horária do Jovem Aprendiz Sabesp não pode ultrapassar as 30 horas semanais. Atualmente, é determinado pela lei que todas as empresas com mais de 50 funcionários devem ter de 5% a 15% de funcionários que sejam aprendizes.
Como funciona o contrato de trabalho Jovem Aprendiz Sabesp
O contrato de trabalho do Jovem Aprendiz Sabesp é feito, inicialmente, com o prazo de 12 meses. Porém, se o aprendiz e a empresa entrarem em acordo, é possível que seja estendido por mais um ano, totalizando 24 meses.
Além disso, o contrato estabelece os direitos e deveres do jovem aprendiz, que não pode fazer horas extras e deve cumprir o horário pré-estabelecido.
O que o aprendiz recebe de benefícios?
Veja quais são os direitos do Jovem Aprendiz Sabesp:
- Décimo terceiro proporcional aos meses trabalhados;
- Férias remuneradas no mesmo período da escola;
- Vale refeição e vale transporte para o aprendiz;
- Assistência médica e seguro especial concedido pela SABESP;
- Salário proporcional às horas trabalhadas.
Vantagens em fazer parte do programa
Entre as vantagens em fazer parte do programa Jovem Aprendiz Sabesp, podemos citar o aprendizado em um ambiente de amplo crescimento. O aprendiz é acompanhado e auxiliado por profissionais extremamente qualificados.
Além disso, o jovem pode desenvolver suas habilidades, gerando novas oportunidades para fazer parte do mercado de trabalho posteriormente.
Conheça um pouco mais sobre a Sabesp
A Sabesp é uma empresa que apresenta economia mista e atua em mais de 300 municípios ao redor de São Paulo.
Atualmente, a empresa trabalha com o fornecimento de água e tratamento de esgotos, assim como a coleta dos mesmos. Sua atuação começou no ano de 1973 e é considerada como a maior empresa do ramo, atendendo cerca de 28 milhões de pessoas.
Vale lembrar que a Sabesp tem ganhado cada vez mais espaço na área de tratamento de esgoto, visto que atualmente é responsável por abastecer o polo petroquímico de Capuava.
Passo a passo para ser um Jovem Aprendiz Sabesp
Quem deseja ser um Jovem Aprendiz Sabesp, precisa fazer uma prova de conhecimentos gerais por meio da banca Fundação Carlos Chagas. A data ainda não foi divulgada, mas será divulgada em breve. Para ficar por dentro das informações, siga os passos:
- A divulgação das informações é feita pelo site Fundação Carlos Chagas ;
- Assim que o edital for publicado, o candidato deve fazer a sua inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que é cerca de R$55 reais;
- As questões da prova são variadas, abrangendo História, Geografia, Português e Matemática. Algumas questões têm mais peso do que outras;
- Os primeiros colocados são os convocados a participar do programa, desde que passem pelos outros testes, que incluem os exames médicos, comprovação de que se enquadra nos pré-requisitos, e processo de admissão;
- Depois que o candidato passar por todos os processos de seleção, ele precisa se matricular em um curso de aprendizagem e iniciar o seu processo.
Quero muito esse emprego, eu preciso 🙏🏾🙌🏾
Eu quero, eu preciso, eu posso, deus me ajuda
Nunca trabalhei, preciso urgentemente de um trabalho, estou morando de aluguel estou desesperada preciso de um emprego
BOA TARDE !MEU NOME É CAMYLE, TENHO 15ANOS, EH GOSTARIA MUITO DE FAZER PARETE DO JOVEN APRENDIZ .
GOSTATIA DE UMA OPORTUNIDADE.