Jovem Aprendiz Caixa: Conheça os Benefícios e Saiba Como se Inscrever

caixa Jovem Aprendiz
Fonte: (Reprodução/Internet)

O programa Jovem Aprendiz Caixa atualmente é uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho, voltada para jovens com idade entre 15 e 17 anos que estão em busca da primeira oportunidade de emprego com Carteira de Trabalho assinada.

Aqueles que conseguirem aprovação no processo seletivo desta renomada instituição financeira terão todos os seus direitos e benefícios assegurados pela Lei Nº 10.097/2000 da Aprendizagem.

Esta Lei conclui que empresas de médio e grande porte devem reservar entre 5% e 15% das vagas totais da unidade para Aprendizes. Se você deseja saber mais sobre o programa e como fazer sua inscrição, continue acompanhando nosso artigo.

A Caixa Econômica Federal

Jovem Aprendiz Caixa
Fonte: (Reprodução/Internet)

A Caixa se trata de uma instituição financeira brasileira que atua como empresa pública. Sua fundação ocorreu em 1861 e hoje ela é uma das mais conhecidas e renomadas do Brasil, abrangendo todos os estados do país.

Os serviços financeiros oferecidos pela mesma incluem conta corrente, conta poupança, cartões de débito e crédito, seguros, empréstimos e também investimentos. A empresa ainda é a responsável por fazer o depósito de programas do Governo como o Bolsa Família.

Ter um vínculo empregatício com uma empresa assim tão conhecida e renomada é muito importante para aqueles que estão no início da sua jornada trabalhista, pois assim é possível obter um imenso destaque curricular que facilitará futuras contratações.

Benefícios do Jovem Aprendiz Caixa

Por se tratar de um emprego com carteira assinada, o Jovem Aprendiz Caixa tem direito a diversos benefícios, havendo possibilidade da empresa contratante oferecer algumas vantagens adicionais. No geral os benefícios são:

  • Primeira Assinatura na Carteira de Trabalho;
  • Vale transporte;
  • Vale alimentação;
  • Justa remuneração mensal;
  • Férias remuneradas;
  • Férias concedidas no mesmo período das férias escolares;
  • FGTS de 2% e 13º salário.

O Jovem Aprendiz contratado pela Caixa ainda terá a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos ao participar de cursos profissionalizantes oferecidos por instituições de ensino parceiros da Caixa Econômica Federal.

Requisitos para participar do processo seletivo

Os requisitos, assim como os benefícios, variam de empresa para empresa e estes são necessários para que o programa atinja seu público alvo, que são jovens sem experiência e que nunca trabalharam. Os requisitos indispensáveis são:

  • Ter idade mínima de 15 anos e máxima de 18 anos;
  • Não ter nenhum registro na Carteira de Trabalho;
  • Possuir matrícula ativa pelo menos no 9º do Ensino Fundamental;
  • Ter disponibilidade de trabalhar entre 4 e 6 horas diárias.

Após assinar o contrato, é importante ressaltar que o Jovem Aprendiz Caixa poderá permanecer no cargo por um período máximo de 2 anos. Ao final desse prazo, o mesmo estará devidamente preparado para buscar emprego em outro local.

Funções atribuídas ao Jovem Aprendiz Caixa

Quando se inicia o programa, o Aprendiz deverá trabalhar sob a supervisão de um superior para que seja possível ampliar sua experiência de aprendizado na instituição financeira. As funções atribuídas a esse geralmente são:

  • Auxiliar os correntistas;
  • Atender e esclarecer eventuais dúvidas dos clientes;
  • Atender telefonemas;
  • Fazer cadastros em sistemas virtuais quando requisitado;
  • Distribuir senhas ao público;
  • Arquivar documentos;
  • Auxiliar os demais funcionários a executarem suas funções, entre várias outras.

Como fazer a inscrição para participar do programa Jovem Aprendiz

A inscrição para Jovem Aprendiz Caixa acontece anualmente através de entidades sem fins lucrativos que são parceiras da instituição financeira. Sendo assim, há uma instituição responsável em cada estado e estas devem ser procuradas pelos interessados.

Algumas das entidades em parceria com a Caixa são a CIEE, CEACA, SELETA, RASC e RENAPSI. Caso a responsável pelo processo seletivo do seu estado seja a CIEE, basta fazer a inscrição através do site da instituição da seguinte forma:

  • Acesse a página oficial da CIEE;
  • Logo na página oficial, clique em “Acessar”;
  • No menu “Ainda não tem seu acesso?” selecione “Estudante – Cadastre-se”;
  • Você deverá agora fazer o preenchimento completo do formulário disponibilizado no site. Os dados que devem ser informados incluem nome completo, CPF, data de nascimento, gênero, entre outros;
  • Após concluir o preenchimento do formulário, basta que você busque por Jovem Aprendiz Caixa e envie seu currículo;
  • Pronto, agora basta aguardar que entrem em contato com você a partir dos dados cedidos!

É importante frisar que aqueles que forem contratados como Jovem Aprendiz não poderão desenvolver trabalho noturno ou fazer hora extra, pois há chance de que estes atrapalhem o desempenho escolar do indivíduo.

Vale a pena ser Jovem Aprendiz Caixa?

O Governo Federal implantou o programa Jovem Aprendiz em todo o Brasil em 2000 e desde então milhões de pessoas já foram beneficiadas pelo mesmo. Os benefícios oferecidos são muito bons, quando se leva em consideração a carga horária reduzida.

O salário varia de acordo com a empresa contratante, porém, nunca é oferecido um valor inferior ao salário mínimo calculado de acordo com as horas trabalhadas mensalmente, o que é uma grande vantagem.

Sendo assim, todos aqueles que se enquadram nos requisitos exigidos pela Caixa Econômica Federal devem cogitar participar do processo de seleção anual, pois o programa acarreta apenas em vantagens tanto para a vida trabalhista do indivíduo quanto para a vida pessoal.

20 comments
  1. Olá me chamo Suyane silva estou a procura de um emprego não tenho muita experiência mais posso aprender quero ajudar minha mãe em casa por que só mora eu ela e minhas duas irmãs quero ajudar ela botar as coisas pra dentro de casa eu tenho 16 anos e é isso espero que vocês possam me ajudar

  2. Olá meu nome é Yasmim, tenho apenas 15 anos. E quero conseguir um emprego. não tenho experiência com nada, mas posso aprender.
    Estou a busca de quem queira me dá um emprego. Pois quero ajudar minha família dentro de casa, meu tia e minha tia estão desempregados. e também tem meu primo de 10 anos e minha prima de 2 aninhos e minha avó.

  3. Boa noite
    Gostaria de uma vaga de emprego como Jovem aprendiz, pois tenho grande interesse em servir uma empresa na qual ira tambm me proporcionar uma boa qualidade de vida comparada a q vivo.
    Tenho facilidade pra aprender e sou bem flecxivel caso haja trocas de cargos e horarios trabalhisticos.
    Trabalho em equipe e tambm sob preção.
    Obgd pela atenção espero anciosa pra q um dia eu seja contemplada com um cargo.

  4. Olá m chamo dhenyffer, tenho quase 17 anos, tenho facilidade em aprender, tenho curso de operadora de caixa,meu objetivo é trabalhar estudar,e em breve fazer uma faculdade, faço 2 ano do ensino médio,filha de jacy Araújo e sou de Curionópolis,torcendo por uma vaga

  5. Olá m chamo Ricardo, tenho 20 anos,meu objetivo é trabalhar estudar, ensino médio completo, sou de São Paulo, tenho desponsabilidade de horário,trabalho em equipe e aprendedo rápido. Obrigado pelo atenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.