Jovem aprendiz Correios: Conheça as vantagens e saiba se inscrever

Jovem Aprendiz Correios

O programa jovem aprendiz Correios apresenta uma série de vantagens, entre elas, a possibilidade de ter experiência com grandes profissionais. Além disso, o programa pode durar até dois anos se o jovem quiser fazer a prorrogação.

O serviço dos Correios é federal, ou seja, uma empresa pública que é responsável pelo envio de documentos e correspondências de todos os tipos. A entidade teve início na década de 60 e de lá para cá o serviço prestado melhora a cada dia. 

Ao fazer parte do programa jovem aprendiz Correios, é possível aprender dentro de várias áreas, entendendo o funcionamento administrativo e logística. As inscrições podem ser feitas diretamente pela internet. 

Jovem aprendiz Correios: entenda as regras

Jovem Aprendiz Correios
Fonte: (Reprodução/Internet)

O programa jovem aprendiz Correios está dentro da lei intitulada como “lei de aprendizagem”. Criada nos anos 2000, atualmente ela regulariza todo trabalho de empresas que fazem a contratação de aprendizes. 

De acordo com a normativa, é necessário que as empresas tenham uma quantidade de aprendizes que varia de acordo com o número de funcionários. Atualmente é necessário que as empresas tenham até 15% de funcionários que sejam aprendizes. 

É por meio desta norma que todas as contratações de aprendizes são executadas. Sendo assim, normas específicas são estipuladas, como o limite de horas trabalhadas, que é de no máximo seis horas por dia e de no máximo trinta horas semanais. 

Além disso, é necessário que o jovem tenha a idade para participar do programa, que é de 14 a 24 anos de idade. No caso de pessoas que tenham algum tipo de deficiência, a idade limite não se aplica, podendo se inscrever pessoas acima de 24 anos de idade. 

Vale lembrar que o programa jovem aprendiz sempre vai valorizar e estimular a frequência escolar. Por isso, quem não frequenta a escola e não mantém sua presença em dia não pode fazer parte desta modalidade de trabalho. 

Processo seletivo jovem aprendiz Correios

No ano de 2020, o programa de aprendizagem dos correios oferece mais de 4 mil vagas em todo o Brasil. Além disso, as vagas foram preenchidas de maneira igualitária, sendo que 10% foi destinado a pessoas com deficiência.

De acordo com informações, jovens que se autodeclararam pretos ou pardos ocuparam 20% das vagas de aprendizagem.

Todos os anos, o processo seletivo ocorre por meio da análise de documentos. Jovens com uma renda familiar menor têm preferência. Além disso, aqueles estudantes que estão inscritos em algum tipo de programa social também saem na frente. 

Vale lembrar que o jovem encaminha toda a sua documentação por meio da internet, devidamente digitalizado. Quem recebe benefícios sociais, como por exemplo o bolsa família, deve encaminhar o comprovante, por meio do número do NIS. 

Todos os inscritos devem estar sempre verificando a caixa de entrada do e-mail. É por meio do endereço eletrônico que os correios entram em contato para agendamento das próximas etapas da seletiva. 

Regras que o programa jovem aprendiz Correios possui

  • É necessário ter idade entre 14 e 22 anos. Vale lembrar que pessoas com algum tipo de deficiência podem se inscrever sem idade limite;
  • É necessário estar matriculado a partir do último ano do ensino fundamental;
  • Manter a frequência escolar;
  • É necessário que seja o primeiro emprego do jovem, não é permitida a participação de quem já teve carteira assinada.

Vantagens oferecidas

Quem faz a inscrição para o programa jovem aprendiz Correios tem a oportunidade de adquirir experiência. Desta forma, o estudante tem chances de abrir cada vez mais portas no mundo do trabalho. 

No caso dos Correios, o ambiente é dinâmico e proporciona conhecimentos em várias áreas, como área administrativa e logística. Ao longo do dia a dia de trabalho, o aprendiz faz a organização de arquivos, faz a montagem de planilhas, organiza filas.

Além disso, o aprendiz também atua fornecendo informações aos clientes que chegam até as agências. Além disso, é importante frisar que o estudante, além de ir aos correios, também terá uma rotina no curso de aprendizagem. Desta forma, é possível unir a prática à teoria. 

Sem contar que existe a possibilidade de o aprendiz ter um contrato de dois anos, o que aumenta ainda mais a sua experiência e currículo. Entre os benefícios que o jovem recebe no programa jovem aprendiz Correios, temos:

  • Auxílio transporte;
  • Direito a décimo terceiro proporcional;
  • Férias remuneradas no mesmo período da escola;
  • Até dois anos de contato;
  • Vale refeição proporcional aos dias trabalhados;
  • Carga horária reduzida e salário proporcional às horas trabalhadas. 

Como fazer a sua inscrição? 

Todo o processo de inscrição pode ser realizado de forma totalmente online. Geralmente a empresa realiza esse processo de seleção logo nos primeiros meses do ano e as atividades começam ainda no primeiro semestre. Mas primeiramente, o candidato deve fazer um cadastro prévio no site dos Correios que pode ser realizado da seguinte forma:

  1. Primeiramente, é necessário acessar os site dos Correios;
  2. Selecione a opção “Jovem Aprendiz”;
  3. Feito isso, identifique qual é o concurso que está em aberto naquele momento e selecione, você será redirecionado para uma página diferente;
  4. Nesta nova página, clique na opção “Inscrições” e para isso é necessário inserir um login e senha;
  5. Para criar um novo cadastro, é necessário criar em “Não tenho cadastro” e preencha todas as questões do formulário;
  6. Pronto! Feito isso, basta aguardar os Correios entrar em contato com você, indicando quais serão os próximos passos do processo seletivo.
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.