Como Funciona o Programa Jovem Aprendiz

como funciona o programa de jovem aprendiz

Neste artigo, você vai obter informações atualizadas que vão te ajudar a saber como funciona o programa jovem aprendiz. Justamente porque muitas pessoas ainda tem duvidas sobre as formas que o programa atua.

Atualmente muitas empresas estão possibilitando os jovens brasileiros a se encaixar no mercado de trabalho. E consequentemente encaminha-los para uma carreira profissional bem sucedida.

Essa iniciativa está presente nos estatutos de muitas empresas que estão sempre abrindo vagas para aqueles que procuram pelo primeiro emprego.

No entanto, antes de ser contratado por uma empresa, é necessário saber como funciona o programa jovem aprendiz. Sendo assim, a leitura desse texto que o site Mais Educação preparou é fundamental.

Como Funciona o Programa Jovem Aprendiz?

As pesquisas dizem que cerca de 30% dos jovens brasileiros com a idade entre 14 e 17 anos de idade nunca tiveram uma oportunidade de emprego. Ou seja, estão desempregados, e na idade entre 18 e 24 anos  a desocupação também é muito grande.

No entanto, o programa jovem aprendiz faz parte dos projetos vinculados ao governo federal, previsto em lei de número 10.097 / 00, constando no artigo 428.

Sua grande missão, é ajudar os jovens até 24 anos de idade a conseguirem um emprego. No entanto, existem alguns detalhes que fazem parte de um contrato de jovem aprendiz que necessitam ser bem explicados e entendidos.

Um deles é a validade do tempo de contrato, isso porque ele pressupõe uma anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social. Além disso, o candidato deve estar estudando, caso ainda não tenha concluído o ensino fundamental.

O menor aprendiz vai receber pelo menos 1 salário mínimo e o contrato do programa tem a duração de 2 anos. Sendo assim, se o jovem aprendiz desenvolver um bom trabalho, poderá ser contratado definitivamente pela empresa.

Uma das regras mais importantes de um contrato do programa jovem aprendiz, é que não pode haver um choque entre os horários de aulas com os horários de expediente de trabalho. Justamente porque o rendimento escolar não pode ser atrapalhado com notas baixas em suas provas.

Como Se Inscrever No Programa Jovem Aprendiz?

Para participar do programa jovem aprendiz, o candidato deve estar cursando o ensino médio ou fundamental em seu ano letivo de escola. Depois disso, ele vai escolher a empresa que deseja se integrar.

Muitas são as oportunidades que fazem parte do programa que geralmente são acertos anualmente as vagas para preencher o quadro de funcionários envolvendo o jovem aprendiz.

Para participar do programa Jovem Aprendiz, o interessado deve estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio e escolher inicialmente a empresa que participa do programa. São várias oportunidades e o programa geralmente abre vagas uma vez ao ano.

Portanto, é necessário sempre estar atento com as oportunidades que surgem. Geralmente elas são lançadas nos editais das empresas e nos sites oficiais de cada uma delas.

Quais os Melhores Programas Jovem Aprendiz Existentes?

Atualmente existem alguns programas que se destacam no jovem aprendiz. Eles dão possibilidade dos candidatos seguirem carreiras sólidas em suas instituições.

1 – Jovem Aprendiz Bradesco: Para saber mais detalhes de como funciona o programa jovem aprendiz Bradesco, acesse o site oficial: https://banco.bradesco.

2 – Jovem aprendiz Banco Itaú: Para fazer parte dos jovens aprendizes Itaú, os candidatos devem ter no mínimo 16 anos de idade. Ter concluído no mínimo ano do ensino médio e comprovar baixa renda. Mais detalhes você pode saber acessando o site oficial do Banco Itaú: https://www.itau.com.br.

3 – Jovem aprendiz Correios: Os jovens aprendizes também tem uma oportunidade de se inscreverem nos Correios. Ele está entre os melhores programas porque dão condições de uma carreira sólida e constante em sua profissão.. Para saber como funciona uma inscrição, acesse o site oficial e confira: https://www.concursosnobrasil.com.br

4 – Jovem aprendiz Caixa Econômica Federal: Para os candidatos do programa da Caixa, é necessário ter no mínimo 16 e no máximo 22 anos de idade. Além disso, estar no mínimo 9° ano do ensino médio e comprovar renda baixa. É preciso também dicar informado sobre como e quando surgem as vagas na instituição. http://www.caixa.gov.br

Vale a pena se inscrever em um programa de jovem aprendiz. Os candidatos tem um bom salário, conseguem estudar e tem direitos aos mesmo benefícios da empresa. Além disso, eles também pode crescer profissionalmente em suas carreiras se forem bons no que fazem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.