Jovem Aprendiz Senac em Minas: Saiba como se inscrever online

Jovem Aprendiz Senac em Minas
Fonte: (reprodução/internet)

Por meio do programa Jovem Aprendiz Senac em Minas é possível que jovens e adolescentes tenham acesso ao primeiro emprego, realizado juntamente com um curso de aprendizagem. 

Para conseguir fazer parte do programa, é necessário ter entre 14 e 24 anos e é preciso ter concluído os estudos ou estar matriculado no ensino médio ou fundamental. Além disso, é necessário ter disponibilidade de tempo e muita vontade de aprender. 

Veja como fazer a sua inscrição no programa Jovem Aprendiz Senac em Minas e quais os benefícios oferecidos!

Conheça o programa Jovem Aprendiz Senac em Minas

Esse programa é uma iniciativa do Governo Federal, que tem como principal objetivo auxiliar jovens e adolescentes que ainda não tiveram acesso ao mercado de trabalho. 

A iniciativa é extremamente importante, pois prepara esses jovens para o que está por vir em sua vida profissional. Além disso, o aprendiz é pago para atuar em uma rotina de trabalho reduzida, que varia de 4 a 6 horas por dia. 

Vale lembrar que a carga horária semanal do aprendiz não deve ultrapassar as 30 horas e nem é permitido que ele faça hora extra na empresa. A rotina de trabalho varia de acordo com a sua área de atuação, que pode ser de atendimento ao cliente, área administrativa ou comercial. 

Jovem Aprendiz Senac em Minas
Fonte: (reprodução/internet)

Tudo sobre a Lei de Aprendizagem

O programa Jovem Aprendiz Senac em Minas faz parte de uma lei chamada Lei de Aprendizagem. Por meio desta lei, que foi criada nos anos 2000, milhares de jovens e adolescentes conseguiram acesso ao mercado de trabalho.

De acordo com as normas, todas as empresas com mais de 50 funcionários precisam fazer a contratação de aprendizes para compor o seu quadro de funcionários. Por isso, atualmente a maior parte de empresas médias e grandes precisam participar do programa. 

Quem pode fazer parte do programa Jovem Aprendiz Senac em Minas

Para conseguir fazer parte do programa Jovem Aprendiz Senac em Minas é essencial que o jovem tenha os seguintes pré-requisitos:

  • É preciso ter idade entre os 14 e 24 anos. Se o candidato tiver algum tipo de deficiência, não há idade limite para que ele possa fazer a sua inscrição;
  • É necessário estar cursando o ensino médio ou o ensino fundamental. Vale lembrar que adolescentes e jovens que abandonaram os estudos não podem fazer parte do programa; 
  • Quem já concluiu o ensino médio e está fazendo faculdade ou outros tipos de cursos técnicos, também pode se inscrever; 
  • Para fazer parte do programa, não é permitido que o aprendiz tenha tido a sua carteira assinada anteriormente. É necessário que ele esteja em busca do primeiro emprego;
  • É necessário ter tempo para conciliar os estudos com o trabalho. Vale lembrar que o curso de aprendizagem é frequentado em dias alternados ao trabalho na empresa. 

Benefícios oferecidos

Ao fazer parte do programa Jovem Aprendiz Senac em Minas, o jovem selecionado recebe alguns benefícios interessantes ao longo do programa. Veja quais são eles:

  • Vale transporte para se locomover até a empresa e até o curso de aprendizagem;
  • Salário proporcional de acordo com a média do mercado e equivalente às horas trabalhadas, que pode ser de no máximo 6 horas por dia e 30 horas por semana; 
  • FGTS proporcional;
  • Décimo terceiro proporcional ao final do contrato;
  • Férias proporcionais. Caso o jovem aprendiz esteja estudando, as férias poderão ser tiradas no mesmo período do recesso escolar. 

Vale lembrar que o salário do menor aprendiz pode variar de empresa para empresa, visto que o cálculo é feito de acordo com a área de atuação que o aprendiz está. 

Vantagens em participar do programa

Entre as vantagens em participar do programa Jovem Aprendiz Senac em Minas, podemos citar:

  • Aprendizado em ambiente dinâmico, com profissionais qualificados e que podem auxiliar no crescimento pessoal do aprendiz;
  • Acesso a aprendizado teórico, por meio do curso de aprendizagem oferecido por escolas técnicas;
  • Oportunidade de crescimento na empresa, desde que o aprendiz se destaque e mostre vontade de aprender;
  • Oportunidades em outras empresas ao término do contrato do aprendiz;
  • Contrato de trabalho de 1 a 2 anos, dependendo da escolha da empresa e do aprendiz; 
  • Desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, como comunicação, trabalho em equipe, responsabilidade e relações interpessoais.

Passo a passo para se inscrever no programa Jovem Aprendiz Senac em Minas

Quer saber como fazer parte do programa Jovem Aprendiz Senac em Minas? Então siga os passos a seguir:

  • Acesse o site Sesc MG e verifique todas as informações a respeito do programa de aprendizagem;
  • Será necessário entrar em contato com o Senac de sua cidade, para que possa comparecer com a documentação solicitada no site; 
  • Os documentos solicitados são: identidade, matrícula do ensino fundamental ou médio, CPF e comprovante de residência; 
  • Vale lembrar que o programa é totalmente gratuito e pode ser feito em todas as cidades do país. 
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.