Jovem Aprendiz CSN: Conheça os Benefícios e Saiba se Inscrever

Jovem Aprendiz CSN
Fonte: (Reprodução/Internet)

O programa Jovem Aprendiz CSN abriu suas inscrições. Jovens que ainda não tiveram experiência profissional podem se inscrever pela internet. O curso de aprendizagem dura um ano e pode ser prorrogado por dois anos. 

A lei de aprendizagem foi criada nos anos 2000 e já ofereceu oportunidades a milhares de jovens. Por meio desta lei de incentivo, as empresas brasileiras precisam ter de 5% a 15% dos funcionários que sejam aprendizes. 

Atualmente a CSN é representante da atuação no mercado da siderurgia. Além disso, o grupo também atua nas áreas de mineração e logística, assim como fabricação de cimento e área de geração de energia. 

Como funciona o programa Jovem Aprendiz CSN

O programa Jovem Aprendiz CSN é uma iniciativa criada pelo Governo Federal. Desta forma, todos os anos, é necessário que sejam contratados aprendizes que desejam iniciar a sua vida profissional. O programa teve uma grande importância no cenário social brasileiro.  

Jovem Aprendiz CSN
Fonte: (Reprodução/Internet)

A idade determinada pela empresa é de 18 a 23 anos de idade, para atuar nas diversas áreas da empresa. A carga horária é de no máximo seis horas por dia e os aprendizes não podem fazer hora extra. 

Juntamente com o trabalho na empresa, o aprendiz frequenta um curso de aprendizagem, que é oferecido por diversas escolas técnicas espalhadas no país. Para garantir a permanência no programa, é preciso manter a frequência e a pontualidade. 

Vale lembrar que pessoas que possuem algum tipo de deficiência também podem fazer parte do programa, sem idade limite para se inscrever. 

É exigido que o estudante tenha concluído o ensino fundamental, e esteja cursando o ensino médio. No caso de estudantes que já tenham concluído o ensino médio, também é permitida a inscrição no programa. 

Entenda como funciona a Lei de Aprendizagem 

A lei de aprendizagem é uma iniciativa que teve como objetivo principal fazer com que adolescentes e jovens tivessem uma oportunidade no mercado de trabalho. 

Com a lei de aprendizagem, as empresas têm a obrigatoriedade de fazer a contratação de jovens com faixa etária dos 14 aos 24 anos. Porém, dependendo do tipo de trabalho, é necessário que o jovem tenha pelo menos 18 anos, como é o caso da CSN. 

O contrato de trabalho é feito por um ano, mas de acordo com a lei, pode ser prorrogado por dois anos, caso seja de interesse da empresa e do aprendiz. 

Vale lembrar que os aprendizes recebem um salário proporcional às horas trabalhadas, que variam de 4 a 6 horas. A carga horária máxima semanal é de 30 horas de trabalho. 

Quem pode fazer parte do programa Jovem Aprendiz CSN

  • O jovem precisa ter completado 18 anos e ter no máximo 23 anos no ato da inscrição;
  • É necessário que jovens do sexo masculino estejam com sua reservista ou devidamente alistados no serviço militar;
  • O jovem não pode ter tido a sua carteira assinada anteriormente. 

Benefícios do Jovem Aprendiz CSN

O Jovem Aprendiz CSN recebe da empresa o vale transporte, vale refeição ou a refeição no local de trabalho. Além disso, o estudante tem acesso ao curso de aprendizagem. 

O FGTS, as férias e o décimo terceiro também entram no contrato. Por isso, ao concluir o contrato, o aprendiz tem direito a receber todos estes valores proporcionais. No caso das férias, elas são oferecidas no mesmo período das férias da escola. 

Um diferencial que o Jovem Aprendiz CSN oferece é a possibilidade da adesão da assistência médica e assistência odontológica. Além disso, o estudante pode aderir ao seguro de vida que a empresa oferece aos funcionários.  

Quais as vantagens em participar do Jovem Aprendiz CSN

Quem deseja fazer parte do programa Jovem Aprendiz CSN poderá adquirir experiência em uma das melhores empresas do ramo da siderurgia. Desta forma, o mercado de trabalho poderá abrir várias portas ao aprendiz após o término do contrato. 

Ao final do curso e da experiência de trabalho, o jovem terá desenvolvido suas habilidades de comunicação, conseguindo ser mais assertivo. Além disso, conseguirá compreender como funciona a estrutura da empresa e vivenciado o dia a dia da indústria. 

Uma das vantagens é o aprendizado relacionado ao trabalho em equipe, assim como desenvolvimento de habilidades de liderança e organização. 

Como fazer a inscrição

Para quem deseja ser Jovem Aprendiz CSN, é necessário fazer o cadastro pelo site da empresa. Para concorrer às vagas, siga os passos a seguir:

  • Acesse o site Trabalhe Conosco CSN para verificar quais os processos seletivos estão disponíveis;
  • Clique em Programa Jovem Aprendiz CSN;
  • Clique em “Quero me Candidatar”;
  • Leia o edital e verifique se você se encaixa em todos os pré-requisitos;
  • Insira seu nome, CPF, telefone, dados de escolaridade e conclua a inscrição do processo seletivo;
  • Insira o seu e-mail e crie uma senha de acesso para acessar a plataforma;
  • Ao final da sua inscrição, salve o comprovante do cadastro. Aguarde o contato da empresa para o agendamento de uma entrevista.
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.