Jovem Aprendiz Sabesp: Saiba Quais São os Requisitos e Benefícios!

Jovem Aprendiz Sabesp
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para quem deseja ter uma oportunidade incrível de crescimento, não pode deixar de se inscrever no programa Jovem Aprendiz Sabesp. As vantagens são enormes e o jovem consegue grandes experiências profissionais. 

A Sabesp é uma empresa de economia mista que atua há muitos anos no estado de São Paulo. Para conseguir uma vaga no local, é necessário prestar um concurso, que na maioria das vezes é feito pela Fundação Carlos Chagas. 

Os participantes do programa Jovem Aprendiz Sabesp terão acesso a um ambiente dinâmico e com profissionais qualificados. O contrato é de um ano e o jovem recebe um salário proporcional às suas horas trabalhadas.

Quem pode fazer parte do programa Jovem Aprendiz Sabesp

Jovem Aprendiz Sabesp
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para fazer parte deste programa é necessário cumprir os seguintes pré-requisitos: 

  • Ter idade de 14 a 22 anos de idade completos;
  • Quem possui algum tipo de deficiência pode se inscrever com qualquer idade, desde que tenha 14 anos completos;
  • Disponibilidade de horário para cumprir a carga de trabalho que é de no máximo 4 horas por dia;
  • Estar matriculado no primeiro ou segundo ano do ensino médio; 
  • Manter a frequência escolar em dia, assim como um bom índice de aproveitamento;
  • Não ter tido experiência no mercado de trabalho anteriormente. 

Conheça a lei de aprendizagem

A lei de aprendizagem foi criada nos anos 2000 e determina todas as regras e diretrizes para o programa Jovem Aprendiz Sabesp. Criada pelo Governo Federal com o objetivo de incluir no mercado de trabalho os jovens e adolescentes que não tiveram acesso ao primeiro emprego, o programa pode durar no máximo dois anos. 

A carga horária é de no máximo seis horas por dia, sendo que o aprendiz deve alterar a sua jornada de trabalho na empresa com o curso de aprendizagem. É comum que o jovem frequente dois dias na empresa e o restante dos dias no curso. 

Durante a semana, a carga horária do Jovem Aprendiz Sabesp não pode ultrapassar as 30 horas semanais. Atualmente, é determinado pela lei que todas as empresas com mais de 50 funcionários devem ter de 5% a 15% de funcionários que sejam aprendizes. 

Como funciona o contrato de trabalho Jovem Aprendiz Sabesp

O contrato de trabalho do Jovem Aprendiz Sabesp é feito, inicialmente, com o prazo de 12 meses. Porém, se o aprendiz e a empresa entrarem em acordo, é possível que seja estendido por mais um ano, totalizando 24 meses. 

Além disso, o contrato estabelece os direitos e deveres do jovem aprendiz, que não pode fazer horas extras e deve cumprir o horário pré-estabelecido. 

O que o aprendiz recebe de benefícios?

Veja quais são os direitos do Jovem Aprendiz Sabesp:

  • Décimo terceiro proporcional aos meses trabalhados;
  • Férias remuneradas no mesmo período da escola;
  • Vale refeição e vale transporte para o aprendiz;
  • Assistência médica e seguro especial concedido pela SABESP;
  • Salário proporcional às horas trabalhadas. 

Vantagens em fazer parte do programa 

Entre as vantagens em fazer parte do programa Jovem Aprendiz Sabesp, podemos citar o aprendizado em um ambiente de amplo crescimento. O aprendiz é acompanhado e auxiliado por profissionais extremamente qualificados. 

Além disso, o jovem pode desenvolver suas habilidades, gerando novas oportunidades para fazer parte do mercado de trabalho posteriormente. 

Conheça um pouco mais sobre a Sabesp

A Sabesp é uma empresa que apresenta economia mista e atua em mais de 300 municípios ao redor de São Paulo. 

Atualmente, a empresa trabalha com o fornecimento de água e tratamento de esgotos, assim como a coleta dos mesmos. Sua atuação começou no ano de 1973 e é considerada como a maior empresa do ramo, atendendo cerca de 28 milhões de pessoas. 

Vale lembrar que a Sabesp tem ganhado cada vez mais espaço na área de tratamento de esgoto, visto que atualmente é responsável por abastecer o polo petroquímico de Capuava. 

Passo a passo para ser um Jovem Aprendiz Sabesp

Quem deseja ser um Jovem Aprendiz Sabesp, precisa fazer uma prova de conhecimentos gerais por meio da banca Fundação Carlos Chagas. A data ainda não foi divulgada, mas será divulgada em breve. Para ficar por dentro das informações, siga os passos:

  • Assim que o edital for publicado, o candidato deve fazer a sua inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que é cerca de R$55 reais;
  • As questões da prova são variadas, abrangendo História, Geografia, Português e Matemática. Algumas questões têm mais peso do que outras;
  • Os primeiros colocados são os convocados a participar do programa, desde que passem pelos outros testes, que incluem os exames médicos, comprovação de que se enquadra nos pré-requisitos, e processo de admissão;
  • Depois que o candidato passar por todos os processos de seleção, ele precisa se matricular em um curso de aprendizagem e iniciar o seu processo. 
5 comments
  1. Nunca trabalhei, preciso urgentemente de um trabalho, estou morando de aluguel estou desesperada preciso de um emprego

  2. BOA TARDE !MEU NOME É CAMYLE, TENHO 15ANOS, EH GOSTARIA MUITO DE FAZER PARETE DO JOVEN APRENDIZ .
    GOSTATIA DE UMA OPORTUNIDADE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.