Jovem Aprendiz Americanas: Conheça os Benefícios e Como se Inscrever Online

vagas Jovem Aprendiz Americanas
Fonte: (Reprodução/Internet)

O programa Jovem Aprendiz Americanas é voltado para jovens com idade entre 14 e 24 anos que nunca trabalharam. Sendo assim, se você está em busca do seu primeiro emprego com carteira assinada é interessante que cogite participar.

O Jovem Aprendiz é um programa que foi criado pelo Governo no ano de 2000 e ele é estruturado pela Lei da Aprendizagem. Nela consta que grandes e médias empresas de qualquer modalidade devem reservar entre 5% e 10% das vagas totais para Aprendizes.

Além disso, todos os que forem contratados a partir do processo seletivo realizado pela Americanas terão direito a diversos benefícios. Se você quer saber mais sobre as particularidades do programa, continue sua leitura.

Sobre as Lojas Americanas

A  Americanas é uma grande varejista brasileira fundada em 3 de setembro de 1929, em Niterói (RJ). Hoje a empresa está presente em diversos estados e conta com mais de 1700 pontos de venda, sendo considerada a 4ª maior varejista do país.

Por se tratar então de uma grande empresa, conforme citado anteriormente, ela deve destinar certa porcentagem das vagas de emprego para Jovens Aprendizes. Hoje a varejista emprega mais de 18.700 pessoas em diversos estados.

Atualmente, a rede possui um valor estimado de mercado de R$22.759 bilhões. Por se tratar de uma empresa séria e amplamente renomada, ter a oportunidade do primeiro emprego neste local é muito vantajoso devido ao enriquecimento curricular.

Benefícios do Jovem Aprendiz Americanas

vagas Jovem Aprendiz Americanas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Como o jovem interessado será contratado com Carteira de Trabalho assinada, esta irá garantir diversos benefícios a ele. A empresa contratante também pode optar por oferecer vantagens adicionais, no geral os benefícios incluem:

  • Primeiro vínculo trabalhista registrado na Carteira de Trabalho;
  • Décimo terceiro salário;
  • Vale transporte;
  • Vale refeição;
  • FGTS de 2%;
  • Numeração mensal calculada a partir do salário mínimo;
  • Férias remuneradas;
  • Entre outros.

O contratado como Jovem Aprendiz Americanas terá a oportunidade também de participar de um curso de capacitação profissional, oferecido por uma instituição de aprendizado parceira da rede Americanas.

Requisitos para participar

Como o programa é voltado para um público específico, foi necessário que o a Lei definisse alguns requisitos essenciais para participar e estes são:

  • Ter idade entre 14 e 24 anos;
  • Não ter nenhum registro na Carteira de Trabalho;
  • Estar devidamente matriculado em uma escola no Ensino Fundamental ou Médio, com frequência regular. Quem já concluiu tais etapas dos estudos também podem participar;
  • Ter disponibilidade de horário para trabalhar entre 4 e 6 horas diariamente.

No caso das Americanas, a própria empresa definiu que os jovens com baixa renda, onde a família recebe até 2 salários mínimos, terão preferência no processo seletivo realizado anualmente, porém este não é um critério obrigatório.

Funções atribuídas ao Jovem Aprendiz Americanas

Como a Americanas é uma rede ampla, há diversas funções que podem ser executadas pelo Jovem Aprendiz e as vagas são disponibilizadas durante todo o ano, aumentando assim a chance dos interessados serem selecionados.

Geralmente as funções mais comuns atribuídas a quem ocupa esse cargo são atendimento ao clientes, ocupar o caixa, repor estoques, empacotar compras, auxiliar os demais funcionários a desempenhar suas funções, entre muitas outras.

Tais funções inicialmente são exercidas pelo aprendiz havendo supervisão de um supervisor, para que este auxilie e ensine o jovem a executar suas funções, o que irá intensificar o aprendizado que é objetivo do programa.

Como fazer a inscrição para o Jovem Aprendiz Americanas

Com o programa Jovem Aprendiz Americanas, os interessados terão acesso a uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e profissional, portanto, se você deseja participar, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial de talentos da Americanas;
  • Role a página para baixo e no menu “Outras oportunidades” clique em “Deixe seu currículo”;
  • Uma nova página será aberta e nela será possível que você visualize todas as vagas em aberto no momento;
  • Para facilitar sua busca insira “Aprendiz” no “Tipo de vaga” e também o estado em que está em busca de oportunidade;
  • As vagas serão automaticamente carregadas e para saber mais sobre elas, clique em seu link;
  • Leia atentamente tudo o que é proposto pela empresa, se você se enquadrar no que é pedido e desejar se inscrever, basta clicar no botão azul “Cadastre-se para a vaga”;
  • Agora você deve fazer login na plataforma ou criar uma conta. Há possibilidade de vincular sua conta do LinkedIn ou Facebook para facilitar o processo;
  • Se você optar por criar o cadastro direto na plataforma será necessário preencher um formulário com dados como nome completo, e-mail, senha, CPF, telefone, entre outros;
  • Por fim você deverá conceder informações sobre seu currículo, preencha tudo o que for requisitado e envie seu perfil na vaga do seu interesse;
  • Pronto! Agora basta aguardar a Americanas entrar em contato com você para agendar uma entrevista!

Vale lembrar que aqueles que forem devidamente contratados poderão ocupar o cargo por um período máximo de 2 anos, ao fim desse prazo o jovem possui chance de efetivação, caso isso não ocorra o mesmo estará preparado para buscar emprego em outro local.

Outras particularidades do programa

É importante deixar claro que apenas fazer o cadastro para a vaga não garantirá que a mesma seja sua, pois a empresa possui seus métodos de seleção onde jovens com renda baixa terão prioridade, havendo ainda necessidade de participar de uma entrevista de seleção.

Após contratado, o Jovem Aprendiz Americanas não poderá fazer hora extra ou trabalhar em período noturno pois tais atos podem prejudicar o desempenho escolar do contratado e por esse mesmo motivo que a carga horária de trabalho é reduzida.

Já o salário proporcionado varia de empresa para empresa, porém o valor é calculado levando-se em consideração a quantidade de horas trabalhadas mensalmente, tendo sempre como base o salário mínimo do ano de contratação.

Vale a pena ser Jovem Aprendiz Americanas?

O programa Jovem Aprendiz é considerado muito bom, pois através dele muitas pessoas terão a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, o que facilitará muito as contratações futuras.

Além disso, os benefícios oferecidos são excelentes ao se levar em consideração a carga horária reduzida de trabalho. Dessa forma a resposta é concreta: vale sim a pena ser Jovem Aprendiz Americanas.

Sendo assim, todos aqueles que se interessaram e se enquadram nos requisitos necessários devem cogitar participar desse programa, pois ele acarretará apenas em grandes vantagens tanto para sua vida profissional quanto pessoal.

46 comments
  1. Quero me desenvolver e apremder no mercado de trabalho e acho que a Americanas é a melhor loja para me ajudar nisso .

  2. Venho através desse comentário atravéz do meu primeiro emprego tenho 17 anos não tenho esperiencia em trabalho pois nunca trabalhei mais tenho muira disponibilidade e foco e força de aprender e só uma pessoa com fácil aprendizado , a loja erocana é uma loja grande e creio que seria muito ótimo eu entrar numa loja dessa ia mudar muito minha vida 😊

  3. Olá meu nome é Suellen tenho 15 anos e quero muito trabalhar, tenho um ótimo desempenho e sou bastante esforçada tiro notas boas na escola e gostaria muito de ter essa oportunidade

  4. Julia Gabrielly Vieira Polon.
    14 anos Ubatuba Litoral Norte/SP
    Gostaria muito dessa oportunidade saberia não desperdiça, sou esforçada gosto de fazer as coisas sempre bem feita, fácil aprendizado gosto muito de aprender coisas novas e que me acresenta acredito que facilitaria a me adaptar no meu primeiro emprego caso contratada, agradeço desde de já aguardo ansiosamente.❤

  5. Oii, sou Alana tenho 18 Anos, tô em buscar do meu primeiro emprego com carteira assinada, tô em busca dos meus conhecimento para desenvolver o desempenho da empresa, sou esforçada, sou observadora, gostaria muito dessa oportunidade,obrigada.

  6. Oii, sou Alana tenho 18 Anos, tô em buscar do meu primeiro emprego com carteira assinada, tô em busca dos meus conhecimento para desenvolver o desempenho da empresa, sou esforçada, sou observadora, gostaria muito dessa oportunidade para Jovem Aprendiz.

  7. Oiiie , Meu Nome É Maria Vitória Tenho 18 Anos Estou No Ensino Médio , Tenho Dificuldade De Aprender Na Escola , Porém Quero Muito Trabalhar E Pretendo Me Esforçar .

  8. Oiiis meu nome e Albino da silva tenho 17 anos eu gostaria de ter meu primeiro emprego de carteira assinada pra realizar meus sonhos

  9. Meu nome é John tenho 19 anos já terminei o ensino médio e pretendo fazer uma faculdade mas quero primeiro arranjar um emprego para me tornar independente gosto muito de conversar com pessoas e já tive experiência com pessoas no serviço pois eu já trabalhei com atendente

  10. Integrar-me ao quadro de funcionários desta empresa, tendo como
    características Profissionais : Produtividade, criatividade, versatilidade e
    determinação a alcança Êxito na atividade a que for destinado, me
    empenhando para o alcance do sucesso Profissional.

  11. Olá tudo bom? Eu gostaria de fazer parte da empresa conhecer maus sobre a empresa, estou em busca do primeiro emprego, quero aprender novos desafio.

    Meu nome é kailayny cl.
    Tenho: 18 anos
    Cursando
    Terceiro médio
    Estudo integral…….mais N está funcionando
    *estou preparada para novos desafios*

  12. Olá tudo bom? Eu gostaria de fazer parte da empresa conhecer mais sobre a empresa, estou em busca do primeiro emprego, quero aprender novos desafio.

    Meu nome é kailayny Campos limera .
    Tenho: 18 anos
    Cursando
    Terceiro médio
    Estudo integral…….mais N está funcionando
    *estou preparada para novos desafios*

  13. Olá?
    Me chamo Maria!
    E estou a procura de um emprego, na verdade essa oportunidade chegou no momento exato, estou precisando muito, caso de muita precisão. Se possível por favor, queria muito fazer parte dessa equipe.
    Tenho 22 Mais!
    Já terminei meu ensino médio, e será minha Premeira vez a trabalhar. Ficarei na torcida ao agrado de vocês!
    Obrigado pela oportunidade!
    Deus abençoe.

  14. Olá tenho um filho que tá precisando do primeiro emprego está terminando os estudos tira boas notas ele tem19 anos sou a mãe dele se derem a oportunidade ele aprende rapido

  15. Oi.
    Eu me chamo Carlos Eduardo tenho 19 anos de idade, já conclui o Ensino Médio, e estou em busca do meu primeiro emprego e essa é uma ótima oportunidade pra mim, creio que me encaixo no perfil que estão precisando.

  16. Olá bom dia! Então trabalho (biscates) desde dos meu 16 sempre quis ser independente de mim e crescer na vida etals completei meus 18 anos esse mês estou doida por um emprego de carteira assinada. Sou de Magé aqui não tem muitas oportunidades de emprego né vocês me aceitando independente aonde for o emprego eu vou. Vou da o meu melhor grata!

  17. Olá , boa tarde !! Meu nome é jhennyfer, tenho 16 anos , sou uma pessoa que é exatamente apaixonada nas lojas americanas e seria uma grande honra meu primeiro emprego ser nas lojas …sou uma pessoa que é extremamente esperta e que aprende muito rápido
    Estarei aqui com toda desposição 🥰

  18. OLÁ O MEU NOME É SUZANNY TENHO 16 ANOS.Desejo aplicar meus conhecimentos e poder ter a oportunidade de ter meu primeiro emprego.Boa comunicação, relacionamento interpessoal, oratória, trabalho em equipe fazem parte do meu perfil profissional.

  19. Tenho 16 anos e faço o ensino médio moro perto do shopping solares e tem uma americana aqui quero te meu primeiro emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.