Os maiores problemas da educação no Brasil

Como Se Cadastra No Educa Mais Brasil

Neste artigo, você vai obter informações que vão te ajudar a enxergar os maiores problemas da educação no Brasil. Já tem alguns anos que o nosso país vem enfrentando problemas de  com o sistema de de ensino, principalmente mas escolas públicas em geral.

Ou seja, existem muitas dificuldades relacionadas a educação no Brasil atualmente e por isso mesmo são necessárias medidas urgentes e mudanças que vão ajudar o Brasil a ter uma outra realidade em sua plataforma de ensino.

Portanto, o site Mais Educação vai mostrar nesse texto algumas das mais graves situações que fazem parte do Brasil. Mas também vamos trazer algumas dicas que se colocadas em prática podem ajudar bastante na melhoria do sistema de educação em todo o território nacional.

1- Muitas Dificuldades Com a Preparação De Novos Professores

Uma das principais dificuldades que a educação no Brasil enfrenta tem inicio na formação dos novos professores.

Justamente por que as faculdades e universidades não contam com uma boa estrutura para que dão condições para os professores se prepararem no dia a dia da profissão.

Ou seja, é necessário criar uma novo sistema de formações dos profissionais, com mais eficiência em todas as áreas de atuação da educação brasileira.

 

2 – Baixos Salários Dos Professores No Brasil

Este é um dos mais graves problemas que envolvem a educação no Brasil. Na verdade, trata-se de uma grande injustiça, pois em todo o território nacional o professor trabalha de 10 a 12 horas por dia.
A questão é que mesmo trabalhando muito o professor não tem uma salário que corresponda com sua responsabilidade.Vale lembrar que nos países mais desenvolvidos, a profissão de professor é honrada, com salários dignos e muito respeito por parte de todos cidadãos do país.
Sendo assim, falta um sistema que permita a evolução profissional e mais capacitação para uma continuidade do desenvolvimento dos professores.

 

3 – Pouca Ou Quase nenhuma Participação Dos Pais Na Vida Escolar Dos Filhos

Para esse problema, a resolução é muito simples. Não adianta nada o aluno estar matriculado em uma escola de alto nível de qualidade se ele não se os pais não colaborarem nem participarem da vida escolar dos filhos.Muitos pais pensam que a obrigação da escola é educar os filhos, e se enganam porque na escola se aprende:

  • Português.
  • Matemática.
  • Geografia.
  • História.
  • Ciências.
  • Inglês.

Em casa os pais devem se preocupar com a educação dos filhos e no seu desempenho na escola. Participar ativamente das atividades deles relacionadas ao seu ano letivo.

Frequentar fielmente as reuniões e acompanhar de perto como eles estão em seus estudos, isso ajuda muito.

 

4 – Investimento Insuficiente Por Parte Do Governo Nas Escolas Públicas

Essa questão foge da pouca capacidade dos professores e da própria escola, pelo fato dela trabalhar com os recursos que chegam do governo.

Sendo assim, se a escola tem uma orçamento mas os recursos são insuficientes a estrutura do ensino será inferior a que a escola necessita.

Portanto, se a educação brasileira quiser um resultado em qualidade melhor, o investimento deve ser de acordo com suas necessidades e isso para por uma qualificação melhor dos professores.

 

5 –  Índice Elevado De Alunos Reprovados Durante Anos

Dentre os maiores problemas da educação do Brasil, esse é o fruto de pouco investimento, salários baixos de professores, baixa qualidade no ensino, é claro que muitos alunos sejam reprovados.

Os números são preocupantes, tanto é quem nos últimos anos o IBGE – Instituto Brasileiro De Geografia Estatísticas, o analfabetismo no Brasil está com índice de 7% da população a partir de 15 anos de idade. Esse resultado equivale a 11,5 milhões de pessoas.

Além disso, no Brasil, é possível encontrar com facilidade professores sem qualificação profissional em determinada área lecionando as matérias diferentes da qualificação que possuem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.