O que mais cai no Enem: saiba o que estudar com essas dicas

o que mais cai no Enem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quem sonha em cursar uma faculdade Federal ou até mesmo conquistar a sonhada bolsa, precisa saber o que mais cai no Enem. Embora os assuntos sejam variados e abordem todo o conteúdo do ensino médio, existem temas que são sim mais cobrados. 

Mesmo com a chegada da pandemia, os estudantes precisam se preparar para a prova que ocorre uma vez ao ano. Dessa vez, é necessária ainda mais dedicação, visto que os estudos à distância estão atrapalhando muito o processo de aprendizado. 

Veja a seguir o que mais cai no Enem e quais as melhores dicas para se dar bem na hora de fazer a sua prova. 

O que mais cai no Enem: Entenda a divisão da prova

o que mais cai no Enem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Antes de entender o que mais cai no Enem é necessário compreender como se forma a estrutura da prova. Ao contrário do que ocorre na escola, a prova é organizada em quatro partes que englobam todas as matérias, chamados Eixos Tecnológicos. Veja como fica: 

  • Ciências humanas e suas tecnologias: Engloba História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Engloba Português, Inglês ou Espanhol e interpretação de texto, assim como Artes. 
  • Matemática e suas tecnologias: Engloba todo o conteúdo de Matemática do Ensino Médio. 
  • Ciências da natureza e suas tecnologias: Engloba Biologia, Química e Física. 

Dentro de cada uma das divisões da prova, existem alguns conteúdos que são mais abordados de acordo com estudos realizados com base em análise das últimas provas. Se prepare para estudar os seguintes conteúdos:

Prova de Ciências Humanas: conteúdos mais cobrados 

O que mais cai no Enem quando o assunto são Ciências Humanas, podemos citar Patrimônio Histórico Cultural e Globalização. Além disso: 

  • Geografia Agrária, Urbana e Física são conteúdos que caem bastante. Além disso, temas voltados ao meio ambiente, globalização e questões econômicas sempre caem.
  • Temas como História Política do Brasil e do mundo, Brasil Império, Brasil Colônia e questões de Patrimônio Histórico também são muito cobradas. Também vale a pena estudar Idade contemporânea.
  • Temas como filosofia antiga, moderna e contemporânea sempre caem. Ética e natureza do conhecimento também aparecem. Quanto ao mundo da sociologia, vale a pena estudar questões de relações de trabalho, indústria cultural e meios de comunicação.  

Prova de Linguagens e Códigos: conteúdos abordados 

Já na prova de linguagens, que aborda Português, língua estrangeira e Artes, o que mais cai no Enem é:

  • Interpretação de texto é o que mais cai na prova de linguagens. Além disso, o candidato também deve saber fazer análise de discurso da estrutura textual.
  • É importante saber temas de literatura, principalmente nacional. Sem contar que interpretações artísticas também são cobradas, com aparições de obras de arte ou análise de músicas da atualidade.
  • Vale lembrar que o estudante pode escolher entre Inglês e espanhol no quesito língua estrangeira. Quanto aos conteúdos de inglês, é esperado que o candidato saiba ler e interpretar o texto. Além disso, é importante que ele tenha domínio lexical. 
  • Ainda em conteúdo de inglês, é importante saber fazer a interpretação de tirinhas e cartoons que sempre caem na prova. Identificar a função do texto também é de suma importância. 
  • Quando o candidato faz a escolha de Espanhol como língua estrangeira, ele também deve dominar interpretação de texto, assim como interpretação de canções e poemas que caem na prova. 
  • Quanto à prova de Espanhol, temas como semântica e domínio Lexical também são cobrados ao longo dos anos. 

Prova de Matemática: matérias que mais caem 

Quando o assunto é Matemática e suas tecnologias, o que mais cai no Enem é:

  • Questões de Geometria são as que mais caem na prova. Além disso, conteúdos a respeito de Escalas também são cobrados. Razão e proporção tem cerca de 14% de questões da prova. 
  • Ainda dentro da prova de matemática, é preciso estudar questões sobre Aritmética e funções.
  • Vale lembrar que a interpretação também é cobrada na prova de matemática. É necessário saber interpretar gráficos e tabelas para responder algumas questões. 

Ciências da Natureza: veja o que é cobrado 

A prova de Ciências da Natureza também é muito abrangente e possui uma série de conteúdos que se repete ao longo dos anos. Esta é uma das partes do Enem que mais exige estudo, visto que engloba Biologia, Química e Física, conteúdos densos. Veja o que mais cai:

  • É preciso dominar conteúdos de química orgânica e química Geral. Além disso, vale a pena estudar Físico-química, assim como informações voltadas ao meio ambiente e tipos de Energia.
  • Dentro dos conteúdos de Física, o que sempre cai é: eletricidade e energia, assim como mecânica e ondulatória. Vale lembrar que Óptica e termologia também são muito cobrados.
  • Dentro dos conteúdos de Biologia, é importante que o estudante estude coisas como Citologia, Fisiologia e Histologia. Além disso, é importante ter domínio de biotecnologia e questões de humanidade e ambiente. 
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.