Jovem Aprendiz Havan: Requisitos, Benefícios e Como se Inscrever Online

Jovem aprendiz Havan

Quem deseja ingressar no mercado de trabalho em uma empresa de sucesso, não pode perder a chance de ser um jovem aprendiz Havan. O programa tem a duração de um ano, mas pode ser prorrogado, caso empresa e aprendiz tenham interesse. 

Ingressar no mercado de trabalho sem experiência nem sempre foi fácil. Por isso, o Governo Federal criou, nos anos 2000, o programa jovem aprendiz. Com ele, jovens de 14 a 24 anos têm a oportunidade de ter o primeiro emprego com uma carga horária reduzida. 

Porém, vale lembrar que o programa jovem aprendiz Havan também estimula os estudos. Por isso, é necessário que o aprendiz frequente a empresa e o curso de aprendizagem, que é oferecido por escolas técnicas ao redor do país. 

Como funciona o programa jovem aprendiz Havan?

Jovem Aprendiz Havan cadastro
Fonte: (Reprodução/Internet)

O programa jovem aprendiz Havan é todo estruturado pelo Governo Federal. Por meio dele, pessoas que ainda não tiveram acesso ao mercado de trabalho podem ter a sua primeira oportunidade. 

Mas vale lembrar que o contrato de trabalho do aprendiz é um pouco diferente de outros contratos de trabalho, visto que o jovem tem uma carga horária de trabalho reduzida. 

Além disso, é necessário frequentar o curso de aprendizagem, no qual o jovem vai adquirir conhecimentos a respeito do mundo do trabalho, vai aprender a se comunicar e entender de forma teórica os conceitos do dia a dia de 

trabalho. 

A parceria entre o curso e a empresa faz com que o jovem saia do programa preparado para ter novos desafios no mundo profissional. A formação é extremamente importante e já contemplou milhares de jovens e adolescentes. 

Benefícios do jovem aprendiz Havan

Quem se tornar um jovem aprendiz Havan terá direito a receber alguns benefícios, entre eles podemos citar:

  • Vale transporte e vale refeição;
  • FGTS proporcional ao final do contrato de aprendizagem;
  • Salário proporcional às horas trabalhadas;
  • Possibilidade de extensão do contrato para dois anos;
  • Décimo terceiro e férias proporcionais. 

Quem pode ser um jovem aprendiz Havan

Para ser um jovem aprendiz Havan é necessário cumprir alguns pré-requisitos. O primeiro deles é a idade estipulada pela lei: ter entre 14 e 24 anos de idade.

Porém, no caso de pessoas com deficiência, podem se inscrever indivíduos de todas as idades, na qual o pré-requisito de 24 anos de idade máxima fica de fora. A empresa sempre estimula a inclusão! Além disso, é preciso estar matriculado na escola ou ter concluído os estudos. 

No caso de quem ainda está estudando para concluir o ensino médio, é necessário manter a frequência escolar, assim como notas satisfatórias. O estudante também precisa ter tempo para se dedicar ao programa de aprendizagem. 

No programa, o aprendiz frequenta a escola de aprendizagem durante dois ou três dias na semana e o restante dos dias ele vai à empresa. Por isso, ter tempo disponível para conseguir conciliar a rotina de trabalho e estudos é fundamental. 

Mas vale lembrar que o programa jovem aprendiz Havan tem uma carga horária reduzida, que chega no máximo a 6 horas por dia. Além disso, o aprendiz não pode fazer nenhum tipo de hora extra ou trabalho fora da sua carga horária.  

Os jovens e adolescentes que tenham estudado em escola pública ou que estejam em situação de vulnerabilidade econômica recebem preferência para participar do programa.

Rotina de trabalho

O jovem aprendiz Havan poderá atuar em diversos setores, entre eles:

  • Atendimento ao cliente, diretamente nas lojas;
  • Organização e reposição de produtos da loja;
  • Atuar na área de almoxarifado ou área logística;
  • Organização de documentos em geral e rotina administrativa. 

Passo a passo para fazer a sua inscrição 

Para ser um jovem aprendiz Havan é necessário fazer a inscrição por meio da internet e participar do processo seletivo que a empresa faz. Se você deseja ser o próximo contratado, siga os passos a seguir: 

  • Acesse o site oficial de oportunidades da Havan;
  • Você deverá escolher em qual área deseja atuar: no centro administrativo, nas lojas espalhadas pelo país, nas lojas a serem inauguradas, nos centros de distribuição ou nos postos de combustíveis;
  • Assim que escolher a área desejada, clique no botão para ser redirecionado às vagas disponíveis. Todas as vagas para o programa de aprendizagem estão descritas com o termo “aprendiz”;
  • Clique na vaga escolhida e depois em “candidate-se para esta vaga”; 
  • Preencha os seus dados pessoais por meio da plataforma, não esqueça de colocar seus dados de contato corretamente. Coloque seus dados de escolaridade e crie uma senha de acesso para acessar o seu processo seletivo;
  • Caso a empresa solicite, você deve fazer os testes de português e raciocínio lógico;
  • Faça a conclusão da sua inscrição clicando em “enviar currículo”; 
  • Assim que concluir, é necessário esperar o contato da empresa informando os próximos passos do processo seletivo.
6 comments
  1. Eu queria muito essa vaga vão deixar o meu contato para que vocês possam entrar em contato comigo se se interessar eu tenho 16 anos e preciso muito desse emprego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.