Jovem Aprendiz Atacadão: Saiba Como se Inscrever Online!

Jovem Aprendiz Atacadao
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quem está em busca de uma boa oportunidade de trabalho, não pode deixar de conhecer o programa Jovem Aprendiz Atacadão. Porém, é preciso que o jovem esteja buscando seu primeiro emprego e tenha a idade determinada pelas regras da iniciativa. 

Criada nos anos 2000 pelo Governo Federal, o programa de aprendizagem tem como objetivo auxiliar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos a terem sua primeira experiência profissional. Além de frequentar a empresa, é necessário fazer um curso de forma paralela. 

As vantagens em participar do programa Jovem Aprendiz Atacadão estão relacionadas à oportunidade de crescimento profissional, aprendizado com profissionais qualificados e registro em carteira em uma das maiores empresas do momento. 

Jovem Aprendiz Atacadão: como funciona o programa

Jovem Aprendiz Atacadao cadastro
Fonte: (Reprodução/Internet)

O Jovem Aprendiz Atacadão é destinado a jovens e adolescentes que nunca tiveram acesso ao mercado de trabalho. Por isso, é necessário que os candidatos ainda não tenham tido experiências profissionais anteriormente, sem registro em carteira. 

Sem contar que a iniciativa preza pelos estudos em primeiro lugar, por isso, oferece um curso de aprendizagem em que o jovem frequenta de forma paralela ao emprego. O prazo do contrato de trabalho, inicialmente, é de 12 meses, mas pode ser estendido para mais 12. 

No curso de aprendizagem, o aprendiz fica por dentro de vários assuntos relacionados à sua rotina de trabalho, como por exemplo: atendimento ao cliente, melhores maneiras de se comunicar, vestimenta correta para o ambiente de trabalho e muito mais!

Caso o estudante esteja atuando na área administrativa, ele entende tudo sobre rotinas de escritório, assim como organização de documentos e emissão de notas fiscais.  

Vantagens em ser um Jovem Aprendiz Atacadão

Algumas das vantagens em fazer parte do programa Jovem Aprendiz Atacadão são:

  • Rotina adaptada à realidade do jovem, com carga horária de no máximo seis horas por dia para que ele consiga conciliar com os estudos; 
  • Possibilidade de ter o primeiro acesso ao mercado de trabalho com a carteira assinada;
  • Atividade remunerada de acordo com a quantidade de horas trabalhadas;
  • Aprendiz tem acesso a vale transporte e tem direito a alimentação no local de trabalho ou vale alimentação;
  • Acesso a um curso de aprendizagem com professores preparados para as demandas dos alunos;
  • Ao concluir este programa, o jovem sai preparado para o mercado de trabalho, garantindo novas oportunidades;
  • Vale lembrar que os aprendizes, ao final do contrato de 12 meses, podem fazer a extensão para mais um ano de contrato, totalizando dois anos;
  • Ao final do período de participação do programa, a empresa e o aprendiz podem negociar uma contratação com contrato de trabalho comum. Assim, o jovem tem a chance de construir um plano de carreira dentro da empresa. 

Contrato de trabalho

O contrato de trabalho do Jovem Aprendiz Atacadão é totalmente adaptado para a realidade dos aprendizes. 

Por isso, a carga horária é reduzida, na qual o participante pode atuar somente durante 6 horas diárias na empresa. Vale ressaltar que diante da lei de aprendizagem, não é permitido que o jovem faça hora extra ou fique mais tempo do que o estipulado na empresa. 

A idade para que o adolescente ou jovem faça parte é de 14 a 24 anos de idade, desde que nunca tenha tido experiências profissionais e esteja devidamente matriculado na escola. Pessoas que evadiram o ensino médio não podem fazer parte. 

Porém, no caso de jovens que já concluíram o ensino médio e estão fazendo curso técnico ou superior, é possível participar do programa normalmente. 

Além disso, quem tem algum tipo de deficiência também pode fazer parte do programa, desde que preencha os pré-requisitos. Vale lembrar que deficientes não precisam cumprir a idade máxima estipulada. 

Pré-requisitos para ser um aprendiz

  • Idade de 14 a 24 anos;
  • Ter concluído os estudos ou estar cursando o ensino médio; 
  • Ter tempo disponível para participar do programa. 

Passo a passo para ser um Jovem Aprendiz Atacadão

Para ser um Jovem Aprendiz Atacadão, é necessário participar de um processo seletivo. A maioria das vagas são disponibilizadas pelo site, no qual o candidato acessa e concorre às vagas. Tem interesse em participar? Então siga o passo a passo a seguir:

  • Acesse o site Vagas Atacadão e clique em “conheça nossas vagas”;
  • Você será encaminhado para uma página com todas as vagas disponíveis. Verifique aquelas que estão descritas como “aprendiz”; 
  • Escolha aquela que mais se encaixa ao seu perfil e depois clique em “candidatura”;
  • Crie um login de acesso, informando nome, e-mail e criando uma senha de acesso à plataforma;
  • Insira todos os seus dados de contato, informações essenciais para que a empresa possa entrar em contato com você após a análise do currículo;
  • Assim que concluir o cadastro, informando seus dados de escolaridade, clique em “concluir cadastro”. Prontinho, você já estará participando do processo seletivo da empresa;
  • De acordo com informações da própria empresa, o jovem também tem a opção de levar o seu currículo impresso em uma das unidades do Atacadão, conversando diretamente com o gerente. 
21 comments
  1. Eu queria muito esse emprego por que já ser minha primeira experiência que pode me dar outras portas mais pra frente é com esse primeiro emprego meu irei me dedica bastante pra ter sucesso no futuro

  2. Eu quero esse emprego,por que nunca trabalhei e queria começar dês de cedo para lá na frente eu ser alguém,eu já tenho esse sonho ja faz um tempo quero ser independente. E isso que vcs fazem sobre o jovem aprendiz ajuda muitos jovens a conquista muito coisa só trabalhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.