Como se inscrever no ENEM 2020

Alunos estudando para o ENEM 2020

Aqui neste artigo, você saberá como se inscrever no ENEM 2020. Então, continue lendo este artigo, para obter mais informações.

A porta para a faculdade dos sonhos, e é por esse motivo que milhares de jovens se esforçam estudam o ano todo para a tão esperada prova.

No entanto, devido ao período em que estamos vivendo, mudanças tiveram que ser feitas. Por conta no Covid-19, tiveram alterações na data, forma de se realizar entre outros detalhes.

A partir da leitura deste artigo, você obterá diversas informações, que respectivamente são: O que é e como funciona o ENEM; Como se inscrever no ENEM 2020, a importância do ENEM na vida do aluno e como ter uma boa nota no ENEM. Leia o texto que o site Mais Educação preparou.

O que é e como funciona o ENEM

Como dito anteriormente, o primeiro tópico deste artigo, servirá para a explicação do significado do ENEM, além do funcionamento.

A prova cuja sigla é Exame Nacional do Ensino Médio, é considerada uma das mais importante, por qualquer jovem, já que é a partir da mesma que é definido quais são as faculdades que estarão disponíveis pra você.

O ENEM foi criado no ano de 1998, e desde então vem avaliando o desempenho escolar de estudantes, seja eles de escolas públicas e particulares.

A partir dessa prova, também são selecionados alguns alunos para determinados programas do Governo Federal, como por exemplo o Sisu, Prouni e Fies.

Assim como a mesma te ajuda a entrar em universidades tão sonhadas como as públicas e federais, através de uma bolsa completa, a prova também lhe oferece bolsas parciais, na qual a mensalidade são reduzidas significadamente.

Ou seja, podemos perceber que a nota que você tirará na prova do ENEM, será bastante importante na hora de você entrar na faculdade.

Ela acontece anualmente, e em todas as vezes conta com um total de 180 questões, além de uma redação.

No entanto, a prova na verdade são 4, cada uma contendo 45 questões.

Os temas abordados são os mais variados, com questões de diversas matérias.

A prova é dividida em dois domingos, no primeiro é disponibilizado um período de 5 horas e meia. Já no segundo dia de prova o tempo é reduzido para 5 horas.

Informações sobre a inscrição do Como ENEM 2020

Como já dissemos no início deste artigo, devido o período de pandemia em que estamos vivendo, por questões de saúde dos cidadãos brasileiros o ministério da educação resolveu realizar algumas mudanças.

Dentre as as diversas coisas que tiveram que ser modificadas, está a maneira de se realizar a prova do ENEM, já que foi adicionada uma nova forma de ser realizada a prova, que é através da internet.

Porém, a modalidade tradicional, que é através da folha impressa também está disponível.

Em ambas as alternativas é preciso que faça uma inscrição, na qual será cobrado uma taxa, cujo valor é de R$ 85,00.

 

Como se inscrever no ENEM 2020

Também há duas maneiras de ser feita o seu cadastramento, que é através do aplicativo e a partir do site. Portanto, a seguir mostramos à vocês como se inscrever no ENEM 2020.

Passo 1: para que tudo possa ser feito, a princípio é preciso que entre no site do participante: https://enem.inep.gov.br

Passo 2: após a entrada no site, você será submetido à um pequeno “teste”. Na qual você deverá clicar na figura correspondente à palavra.

Passo 3: Forneça seus dados e comprovantes pessoais:

  • Nome completo.
  • Data de nascimento.
  • CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.
  • RG – Registro Geral com órgão expedidor UF.
  • Telefone para contato.
  • Nome dos pais ( Opcional).
  • Estado e Município de nascença.
  • Comprovante de endereço com CEP.
  • Informar sua cor e sua raça.
  • Insira uma foto sua atual.

Passo 4: Depois disso, confira se todas as informações estão corretas e conclua clicando em ‘inciar a inscrição”.

Passo 5: Escolha as questões da prova. Você pode optar em língua portuguesa, inglês ou espanhol.

Passo 6 – Se está cursando o ensino médio responda essa questão.

Passo 7 – Informe se estuda em escola pública o particular. O aluno deve estar atualizado com seus estudos.

Passo 8 – Caso já tenha concluído o ensino médio, será perguntado qual o tipo de ensino. E o ano em que terminou.

Passo 9: Se possui o NIS confirme.

Passo 10: Defina a forma pela qual deseja fazer a prova. (Impressa ou online).

Passo 11: Caso a sua escolha for a impressa, coloque o Estado e o município que deseja realizá-la.

A importância do ENEM  na vida do aluno

Como já dito diversas, o ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova na qual diversos jovens realizam todos os anos.

A mesma possui uma extreme importância, para aqueles que pretendem entrar em uma universidade, seja ela pública ou particular.

Além disso, ela também oferece bolsas de estudos, na qual terão uma porcentagem que varia dependendo da sua nota.

Quando for prestar um vestibular, a sua nota pode ser utilizada de diferentes maneiras, como sendo por exemplo a nota da sua prova, pode ser considerada como fase única, parte do processo seletivo, entre outros.

Como ter uma boa nota no ENEM

Para que você possa ter uma boa nota no ENEM, é preciso obviamente que estude bastante. No entanto, apesar de tanto estudar, muitos jovens não conseguem ter uma pontuação tão boa quanto o desejado no exame.

E pensando nisso, diversas pessoas estão buscado outras formas de conquistar uma nota boa, já que abrirá diversas portas, em seu futuro.

E no intuito de te ajudarmos, listaremos a seguir as formas pela quais os estudantes buscando a melhor nota possível.

Dica 1: Resolva simulados. Ao buscar na internet, você encontrará vários simulados, que possuem mais ou menos o tipo de questões que serão aplicadas no exame.

Dica 2: Faça cursinhos. Em sua cidade, você com certeza já ouviu falar sobre algum cursinho para vestibulares e coisas do tipo. Pois então, eles são muito úteis, mas caso não tenha uma renda suficiente para as aulas, procure na internet por vídeo aulas.

Dica 3: Tenha foco. Outra dica bastante interessante, é você manter o foco, já que assim, você não poderá se desconcentrar com coias que não serão tão importantes no momento.

Dica 4: Leia: Para que você possa conquistar a pontuação desejada no exame, a prática da leitura, é algo essencial. Isto porque não auxiliará somente na hora de realizar a redação, mas também na interpretação de algumas questões, e até mesmo textos.

Dica 5: Faça redações: A realização de redações é outra dica legal, já que lhe auxiliará diretamente, quando for realizar a redação do ENEM, que contará com uma pontuação essencial para a entrada de qualquer universidade.

No entanto, acima de qualquer coisa, manter a calma é algo essencial. Muitas vezes, a pressão faz com que nós não realizamos o que realmente somos capazes. Por isso, reforçando apenas mais uma vez, mantenha a calma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.