Confira Como Consultar o CPF Online Gratuitamente

consultar o CPF online

Saber como consultar o CPF online é muito importante para que os cidadãos brasileiros possam conferir se possuem pendências em seu nome, sendo que no país há mais de mais de 56 milhões de negativados.

No momento, o próprio Serasa oferece essa possibilidade através de seu site, onde os interessados podem fazer a consulta rapidamente apenas ao informar alguns dados básicos, o que é um ponto muito positivo.

Vale mencionar que para acessar a funcionalidade no site do Serasa, é preciso ter em mãos um dispositivo com boa conexão de internet. Sem mais delongas, confira mais informações a seguir e acompanhe o passo a passo da consulta.

Por que verificar o seu CPF

Consultar o CPF online é algo de suma importância, pois as restrições sobre este documento podem impactar diretamente na vida dos consumidores brasileiros, já que no caso de negativação, diversos itens financeiros não poderão ser contratados, como:

  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Cartões de crédito;
  • Crediários.

Em outras palavras, as empresas não se sentirão seguras em liberar crédito para este público, já que há grandes chances de que estas pessoas não consigam arcar com as dívidas geradas pelos serviços acima listados.

Como consultar o CPF online gratuitamente

A primeira opção disponível para os interessados que desejam consultar o CPF online gratuitamente é através do site Serasa, conforme brevemente mencionado no início deste artigo. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site do Serasa clicando aqui;
  • Clique no botão “Consultar CPF“;
  • Caso seja o seu primeiro acesso a esta plataforma, será necessário clicar em “Criar uma conta” e prosseguir informando os dados necessários até que seja possível fazer a consulta;
  • Se você já tiver cadastro, basta informar seu CPF, clicar em “Continuar” e depois informar sua senha de acesso;
  • Feito isso, você já poderá visualizar a situação do seu CPF, inclusive a sua pontuação de score, que é levada em consideração pela maioria das instituições financeiras.

Vale destacar que o site do Serasa é extremamente seguro e confiável, de forma que todas as suas informações permanecerão seguras durante todo o período em que estiver navegando pela plataforma.

Como consultar o CPF online pelo celular

Além da opção acima comentada de consultar o CPF, os interessados também podem fazer o procedimento através do celular pelo aplicativo Serasa. Neste caso, acompanhe o passo a passo abaixo:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu celular: Apple Store ou Google Play;
  • Faça uma pesquisa por “Serasa” e assim que a plataforma for exibida, toque sobre ela;
  • Na página seguinte serão exibidas diversas informações a respeito do app e para ter acesso às funcionalidades, selecione “Instalar“;
  • Espere alguns instantes até que o download seja concluído e depois abra o app;
  • Caso seja o seu primeiro contato com o app Serasa, será preciso fazer um breve cadastro e criar uma senha;
  • Se você já possua um cadastro, basta informar o seu CPF e senha;
  • Assim que você conseguir acessar a tela inicial do app, já será possível visualizar todas as informações relacionadas ao seu CPF.

Fazendo a consulta pessoalmente

Se você é aquele tipo de pessoa que gosta de resolver todas as pendências do dia a dia diretamente em pontos físicos, destacamos que também será possível consultar o seu CPF gratuitamente em uma das agências do SerasaConsumidor.

No local, basta informar o seu objetivo a um dos atendentes e apresente o CPF juntamente a um documento de identificação, que pode ser: RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Logo em seguida, serão cedidas as informações necessárias a respeito do seu documento e caso tenha dívidas em seu nome, será possível iniciar as negociações junto ao Serasa e consegui excelentes descontos no pagamento.

Relação do CPF com a sua vida financeira

Através do CPF, diversas informações relevantes são estabelecidas sobre a sua vida financeira, como protestos, dívidas, ações judiciais, entre outros. Sendo assim, esse documento é a principal fonte de consulta das empresas que fornecem crédito.

Conforme já mencionado, a situação desse documento irá impactar diretamente na sua vida financeira no momento de buscar crédito no mercado, então é de suma importância que sempre tente consultar o CPF online e manter seus documentos regularizados.

Vale mencionar ainda o CPF pode ser classificado através de diferentes situações específicas pela Receita Federal, podendo ser: regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado ou nulo, então também é importante manter os seus dados corretos junto a este órgão.

Considerações finais

Se após consultar o CPF online gratuitamente você descobrir que está com o nome sujo, recomendamos que busque negociar essas dívidas o mais breve possível para que não sejam implicados juros muito abusivos.

Vale mencionar ainda que anualmente o Serasa efetua um feirão a fim de ajudar os negativados na resolução de suas pendências, sendo que há dezenas de empresas parceiras desta iniciativa que ainda disponibilizam excelentes descontos de acordo com a condição de cada devedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.