3 dicas para melhorar a educação no Brasil

Como Se Matricular Na Faculdade Pitágoras

Neste artigo, você vai obter informações que vão te ajudar a saber 3 dicas para melhorar a educação no Brasil. Sabemos muito bem que essa é uma das áreas mais carentes do Brasil, e por isso mesmo é preciso fazer alguma coisa.

Além disso, é importante lembrar que muitos dos problemas enfrentados pela área de educação no Brasil são frutos de muitos anos de um “abandono” geral por parte daqueles que fazem parte da administração da educação no país.

Portanto, para termos uma ideia do que podemos fazer para melhorar a educação em nosso país, o site Mais Educação preparou um conteúdo repleto de dicas importantíssimas que vão contribuir muito para uma outra realidade, confira.

 

Dica 1 – Fazer Uma Reformulação Total No Sistema De Educação No Brasil.

Basta fazer uma simples comparação com outros países e veremos que é preciso fazer uma reforma no método de ensino usado nas escolas públicas do Brasil.

Do atual estado preocupante da educação brasileira, com certeza o ensino médio é o mais degradante. Basta olhar para os números que compõem o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Isso porque eles estão na faixa de 3.1 dos 10 pontos máximos do sistema educacional no Brasil.

Um dos pontos negativos do sistema nacional de educação no Brasil, é que para muitas pessoas a quantidade de matérias é excessiva e por isso precisa mudar. Atualmente são 13 matérias que fazem parte da grade curricular.

 

Dica 2 – Melhorar a Infra Estrutura Das Escolas No Brasil

As condições precárias das escolas em todo o território nacional é do conhecimento de todos nós. É claro que exitem algumas raras exceções, onde ps professores são verdadeiros heróis pois conseguem extrair dos alunos o melhor desempenho possível. E mesmo estando em lugares sem as menores condições, como por exemplo:

  • Falta de instalações adequadas.
  • Lousa de giz sem condições.
  • Carteiras todas danificadas.
  • Ausência de materiais básicos como caneta  – caderno – lápis  e livros.

Dentre o assunto das 3 dicas para melhorar e educação no Brasil, a infra estrutura é uma das principais. No entanto, para isso acontecer, é necessário um grande investimento em todo o território nacional.

Escolas bem cuidadas e condições melhores de trabalho para os profissionais e de estudo para os alunos, além de acabar com a desigualdade também da oportunidade de um desenvolvimento bem melhor em todas as regiões do Brasil.

 

Dica 3 – Reconhecer Com Méritos a Profissão Dos Educadores No Brasil

Podemos reparar, nos países mais desenvolvidos do mundo a educação está entre os principais projetos do governo. Além disso, os professores são muito bem remunerados, devidamente reconhecidos e dignos de todo o respeito.

Justamente porque se trata de uma profissão muito importante que forma pessoas com capacidade profissional e marca pessoalmente a vida dos alunos.

No Brasil, é um consenso geral de que o professor merece mai reconhecimento em todas as áreas da sua profissão. Vale lembrar que eles trabalham muito e ganham pouco, e por isso esse quadro precisa mudar com urgência.

Sabemos também que existem outras necessidades no Brasil relacionadas a educação, mas com certeza um maior reconhecimento dos professores vai contribuir muito para um país melhor num futuro próximo.

Uma boa dica seria criar uma meritocracia com os resultados dos professores. Com certeza eles se sentiriam mais reconhecidos e encontrariam forças pra continuar trabalhando com afinco na construção de um país melhor.

Mas essa meritocracia passa por todas as áreas da vida de um bom profissional, salários dignos, benefícios como um plano de saúde, condições de trabalho, formação de melhores profissionais enfim, tudo isso pode ajudar a mudar a história da educação no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.