Jovem Aprendiz Saraiva: Saiba Como se Inscrever de Forma Online!

Jovem Aprendiz Saraiva
Fonte: (Reprodução/Internet)

O programa Jovem Aprendiz Saraiva abriu vagas para diversas localidades. Para fazer parte, o jovem precisa estar buscando sua primeira colocação no mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas pela internet. 

A empresa Saraiva é um dos maiores nomes do segmento de livrarias. Atuando tanto em lojas físicas quanto no mundo virtual, o número de vendas cresce a cada dia. Por isso, os seus funcionários são qualificados e são sempre estimulados a aprender e crescer na empresa. 

Quem quer fazer parte do programa Jovem Aprendiz Saraiva precisa estar preparado para um ambiente dinâmico e com milhares de oportunidades de aprendizado. Além disso, é necessário ter disciplina e vontade de aprender. 

Conheça o programa Jovem Aprendiz Saraiva

Jovem Aprendiz Saraiva
Fonte: (Reprodução/Internet)

O programa Jovem Aprendiz Saraiva abre as suas inscrições todos os anos para que adolescentes e jovens tenham acesso ao seu primeiro emprego. Um dos pré-requisitos para fazer parte é nunca ter tido registro em sua carteira de trabalho. 

De acordo com a lei de aprendizagem, as empresas precisam contratar de 5% a 15% de funcionários que sejam aprendizes. Além disso, o programa não é exclusividade da Saraiva, mas de todas as empresas com mais de 50 funcionários. 

Além de frequentar o local de trabalho, o jovem terá de fazer parte de um curso de aprendizagem, no qual aprenderá muitas coisas importantes sobre o mercado de trabalho. Vale lembrar que o curso de aprendizagem é oferecido por escolas de nível técnico, no qual o jovem vai pelo menos três vezes na semana. No restante dos dias, ele deve comparecer à empresa para trabalhar. 

O objetivo principal do programa é aliar os conhecimentos teóricos aos conhecimentos práticos, sempre estimulando o desenvolvimento humano do aprendiz.

Lei de aprendizagem 

O programa Jovem Aprendiz Saraiva é feito pela lei de aprendizagem. A lei foi criada quando entendeu-se a necessidade de inserção de pessoas sem experiência profissional no mercado de trabalho. 

A idade mínima para fazer parte do programa é 14 anos. A idade máxima é de 24 anos, porém, é essencial entender que cada empresa determina a faixa etária ideal de acordo com as atividades exercidas. 

Vale lembrar que o programa se estende às pessoas com deficiência, que também podem fazer parte. Além disso, quem tem deficiência e nunca teve experiência no mercado de trabalho pode se inscrever com qualquer idade, mesmo que tenha mais de 24 anos. 

Benefícios concedidos ao Jovem Aprendiz Saraiva

Entre os benefícios que o Jovem Aprendiz Saraiva recebe, podemos citar: 

  • Vale transporte; 
  • Vale refeição;
  • Décimo terceiro; 
  • FGST proporcional;
  • Salário proporcional às horas trabalhadas;
  • Férias no mesmo período do recesso escolar. 

Contrato de trabalho do Jovem Aprendiz Saraiva

O Jovem Aprendiz Saraiva é amparado por um contrato específico. Entre as regras estabelecidas, a carga horária se diferencia dos contratos convencionais. Sendo assim, o aprendiz pode trabalhar no máximo seis horas por dia, não sendo permitido que ele faça horas extras no local de trabalho. 

Além disso, ao participar do programa, o jovem precisa ter frequência escolar, visto que em caso de descumprimento, pode ser desligado do emprego. 

O prazo do contrato do jovem é de um ano, inicialmente. Porém, caso a empresa tenha interesse e o aprendiz aceite a proposta, é possível que este prazo seja estendido para mais um ano, totalizando dois anos de contrato. 

Quem pode fazer parte do programa Jovem Aprendiz Saraiva

Podem fazer parte do Jovem Aprendiz Saraiva todas aquelas pessoas que cumprirem os pré-requisitos estipulados. Eles são:

  • Ter idade entre 14 e 24 anos de idade;
  • Não ter tido experiência registrada em carteira anteriormente; 
  • Estar matriculado no ensino médio ou ter concluído o mesmo; 
  • Manter a frequência escolar e boas notas;
  • Conciliar o tempo de estudo com o trabalho, tendo disponibilidade para participar do programa.

Vantagens em fazer parte do programa

A principal vantagem em ser um Jovem Aprendiz Saraiva é a possibilidade de novas chances no mercado de trabalho, ao final do programa. Ao adquirir experiência, o aprendiz poderá traçar novos objetivos, mostrando que tem competência. 

Por outro lado, para quem deseja continuar na Saraiva, tendo um plano de carreira em longo prazo, poderá ser efetivado. Para isso, é necessário demonstrar interesse em aprender e responsabilidade. 

Passo a passo para se inscrever no programa Jovem Aprendiz Saraiva

Quem deseja fazer parte do programa Jovem Aprendiz Saraiva precisa seguir o passo a passo a seguir:

  • Todas as vagas da Saraiva são anunciadas pela plataforma de empregos Linkedin; 
  • Acesse a página clicando em Linkedin Saraiva ;
  • Por meio da página, você deverá clicar em “vagas”;
  • As vagas voltadas à lei de aprendizagem estão especificadas como “aprendiz”;
  • Clique na vaga desejada e você será encaminhado à página de cadastramento do seu currículo;
  • Informe seus dados pessoais, colocando e-mail, dados de contato e escolaridade;
  •  Assim que inserir todos os dados, não se esqueça de clicar em “concluir”. 
  • Prontinho, currículo enviado. A empresa entrará em contato caso o seu currículo for selecionado. 
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.