Aplicativo do FGTS: Saiba Como Baixar e Utilizar no Celular

Aplicativo do FGTS caixa

O aplicativo do FGTS é uma ferramenta completa que está disponível para todos gratuitamente, sendo que em poucos instantes você pode gerenciar a sua conta e também acessar diversas outras funcionalidades úteis.

No momento essa plataforma é compatível com dispositivos com sistema operacional Android e IOS, sendo que seu uso é bastante intuitivo devido a interface simples e de fácil compreensão.

Com base nesse post você saberá todos o detalhes sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e também poderá conferir como instalar o app em seu celular, então não perca o conteúdo que preparamos a seguir.

O que é o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi desenvolvido com o objetivo de proteger os trabalhadores brasileiros que acabam sendo demitidos sem que haja justa causa, através da abertura de uma conta vinculada diretamente ao contrato de trabalho.

Dessa forma, os empregadores devem fazer depósitos mensalmente em contas que são abertas na Caixa Econômica Federal em nome dos funcionários. Os valores correspondem a 8% do salário de cada trabalhador.

Resumidamente, o FGTS é composto por esses depósitos mensais e os valores são dos colaboradores, que em certas situações podem acessá-los. Já o aplicativo do FGTS foi desenvolvido para que todos tenham mais facilidade em consultar os valores.

Aplicativo do FGTS caixa
Fonte: Reprodução Internet

Quem tem direito

Todos os brasileiros que trabalharam com contrato de trabalho formal, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), terá direito ao recebimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Quem pertence às seguintes categorias trabalhistas também podem receber:

  • Trabalhadores domésticos;
  • Trabalhadores rurais;
  • Atrelas profissionais;
  • Trabalhadores intermitentes, temporários, safreiros e avulsos.

Vale mencionar ainda que o diretor não empregado pode ainda ser incluído no regime do FGTS, de acordo com o interesse do empregador, então todos estes que mencionamos podem acessar o aplicativo do FGTS livremente.

Quando é possível utilizar o FGTS

Todos os trabalhadores que são demitidos sem justa causa podem transferir ou sacar o FGTS, mas também há outras ocasiões que permitem o acesso ao valor. Veja quais são elas na lista abaixo:

  • Término do contrato trabalhista;
  • Rescisão por acordo;
  • Fechamento da empresa;
  • Compra de casa própria;
  • Questão de urgência e saúde.

Mesmo que não seja possível efetuar o saque, os trabalhadores podem contar com o aplicativo do FGTS para gerenciar os valores da melhor forma possível, já que se trata de uma alternativa muito viável e de fácil acesso.

Sobre o Saque-Aniversário do FGTS

Em 2019 foi instituída uma lei que deu origem ao Saque-Aniversário do FGTS, e este permite que o trabalhadores efetuem um saque através de sua conta no mês de seu aniversário anualmente, mas este é opcional.

Aqueles que não quiserem contar com o Saque-Aniversário permanecerão no sistema padrão, que é conhecido como Saque-Rescisão. A própria Caixa destaca que é de suma importância que todos conheçam a diferença dessas modalidades:

  • Saque-Rescisão: sistemática através da qual o trabalhador, quando for demitido sem justa causa, terá direito a um saque integral da conta do FGTS, que inclui a multa rescisória, quando esta é devida;
  • Saque-Aniversário: trata-se de uma sistemática que é opcional, onde o trabalhador pode efetuar um saque parcial da sua conta do FGTS. Caso o funcionário seja demitido, ele poderá sacar somente o valor da multa rescisória, ou seja, não será possível sacar o valor integral.

Como baixar o aplicativo do FGTS

Se você deseja contar com o aplicativo do FGTS para ter uma maior facilidade no momento de gerenciar os valores presentes na sua conta, basta seguir o passo a passo abaixo para para fazer o download devido em seu dispositivo móvel:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo: Apple Store e Google Play;
  • Pesquise por “FGTS“, toque sobre o logo do app e em seguida selecione “Instalar“;
  • Depois disso, abra o app e selecione a opção “Cadastre-se” e informe seu CPF, data de nascimento, nome completo e e-mail;
  • Escolha uma senha de 6 dígitos e a salve;
  • Feito isso, será necessário confirmar a sua conta através de um link que será encaminhado para o seu e-mail;
  • Para prosseguir, basta acessar a sua conta no app informando o CPF e senha;
  • Depois, será preciso responder a algumas questões simples a fim de confirmar a abertura da conta no aplicativo;
  • Por fim, aceite os termos de uso da plataforma e pronto!

Assim que você conseguir acessar o aplicativo do FGTS, já será possível conferir o extrato e saldo das contas, além de selecionar a melhor forma para o saque de acordo com as necessidades, sendo que todas as funcionalidades podem ser usadas facilmente.

Outras formas de checar o saldo do FGTS

Além do aplicativo do FGTS, os trabalhadores podem saber todos os detalhes sobre a sua conta através do site oficial da Caixa Econômica Federal. Neste caso, bastará informar o NIS ou o CPF para criar o cadastro. No demais, as funcionalidades são semelhantes ao app. Acesse >>> https://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/fgts/Paginas/default.aspx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *