Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social Está Oferecendo 45 Cursos Gratuitos Online com Certificado

Ministério do Desenvolvimento e Assistencia Social Esta Oferecendo 45 Cursos Gratuitos Online

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome abriu a inscrição para 45 cursos gratuitos online. Quem tiver interesse pode se inscrever em uma ou mais formações, com possibilidade de adquirir certificação.

Os cursos estão sendo disponibilizados por meio do Portal Capacitação Cidadania, que consiste em um espaço virtual de aprendizagem muito completo. Ele fica à disposição dos alunos 24 horas por dia e o acesso é bem simples.

Vale mencionar ainda que as formações abordam áreas diversas e você pode escolher um curso que seja de seu real interesse. Para saber maiores informações sobre a iniciativa, continue acompanhando nosso conteúdo.

Como os cursos funcionam

Por meio do Portal Capacitação Cidadania, são disponibilizados Trilhas, Cursos e Recurso Educacional Digital de forma online. Qualquer pessoa que tenha interesse pode se inscrever e começar a estudar logo em seguida.

Vale comentar ainda que estas formações são autoinstrucionais, ou seja, não há a participação de professores ou tutores e o próprio aluno precisa ter disciplina para estudar, além de realizar as atividades propostas.

Os cursos são divididos em diferentes categorias e logo que acessar o Portal Capacitação Cidadania, já será possível conferir as oportunidades disponíveis para se inscrever logo em seguida, lembrando que as vagas são limitadas.

Ministério do Desenvolvimento e Assistencia Social Esta Oferecendo 45 Cursos Gratuitos Online
Fonte: Reprodução Internet

Quem pode participar?

As formações disponibilizadas por meio do Portal Capacitação Cidadania normalmente são destinadas para gestores, técnicos e profissionais que atuam em diferentes áreas do Ministério da Cidadania.

Porém, todos os cursos ficam disponíveis para qualquer cidadão interessado, com exceção somente no caso de formações que possuem um público alvo pré-definido, sendo possível conferir este detalhe na descrição do curso.

De uma forma geral, o principal requisito para participar dos cursos oferecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, é ter acesso a um dispositivo com internet, pois todos são no formato EAD.

Confira alguns dos cursos disponíveis

Conforme mencionado, no momento estão abertas as inscrições para 45 cursos gratuitos específicos que abordam assuntos variados. Abaixo listamos algumas das formações que se encontram em destaque neste momento:

  • Dialogando com as Famílias;
  • Ferramentas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças na Primeira Infância;
  • Interações Responsivas para Aprendizagem;
  • Corresponsabilidade de Cuidados;
  • Capacitação no Sistema E-PCF;
  • Atenção às Gestantes;
  • Ouvidoria Cidadã: Controle Social e Participação a Serviço da Gestão;
  • Elaboração do Plano de Educação Permanente do SUAS;
  • Data Literacy: Como Ler, Criar, Entender e Comunicar Dados como Informação;
  • Organização Cooperativa e Social nas Práticas de Agricultura Urbana e periurbana;
  • Voluntariado em Agricultura Urbana;
  • Medidas Socioeducativas em Meio Aberto;
  • Fitossociologia e Fitogeografia para Agricultura Urbana e Periurbana;
  • Manejo e Conservação da Água e do Solo nas Práticas da Agricultura Periurbana e Urbana;
  • Planejamentos e Orçamentos Governamentais.

Além das opções comentadas acima, há várias outras que pertencem a áreas como Programa Criança Feliz, Gestão da Informação, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional, Esporte, Plano Progredir, e mais.

Detalhes sobre a certificação

Cursistas que finalizarem o curso escolhido com sucesso dentro do prazo determinado pela plataforma terão direito a uma certificação. Esta é totalmente gratuita e pode ajudar a melhorar seu currículo profissional.

Além de concluir os estudos dentro do prazo, também vai ser necessário conseguir uma nota mínima nos testes disponibilizados e fazer a Avaliação de Redação. Ambas etapas são simples e envolvem o conteúdo abordado na formação.

Após seguir os requisitos determinados, o certificado será liberado de forma digital, bastando acessar a opção “Meus cursos e trilhas”. O documento possui validade nacional e vai mencionar a carga horária total do curso.

Saiba como fazer a inscrição para os cursos

Se você tem interesse em fazer um dos cursos disponibilizados por meio do Portal Capacitação Cidadania, não perca tempo e faça a sua inscrição agora mesmo, pois esta etapa será finalizada no dia 30 de junho de 2023. Veja abaixo como se inscrever:

  • Entre no Portal Capacitação Cidadania;
  • Clique no menu, que está situado no canto superior esquerdo da página, podendo ser identificado pela figura de três traços;
  • Vá na opção “Cursos disponíveis”;
  • Logo em seguida, você poderá visualizar as formações com as inscrições em aberto, e caso já tenha um curso de interesse, basta pesquisar por ele no campo reservado para buscas;
  • Leia com atenção a descrição do curso e caso queira prosseguir, selecione “Solicitar inscrição”;
  • Agora vá em “Inscreva-se neste curso”;
  • Informe o seu CPF e prossiga para fazer seu login, que também pode ser feito com base no portal Gov.br;
  • Assim que fizer o login e finalizar a etapa básica de inscrição, será gerado o status da solicitação, e caso tudo esteja certo, você vai poder começar a estudar quando desejar, bastando acessar este mesmo portal oficial.

Caso tenha dúvidas relacionadas às formações ou queira saber mais sobre a iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, vá no menu do site e selecione a opção “Perguntas frequentes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.