Jovem Aprendiz Harsco: Conheça os Benefícios e Saiba se Inscrever

Jovem Aprendiz Harsco
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para quem deseja ter a sua primeira experiência profissional, não pode deixar de se inscrever no programa Jovem Aprendiz Harsco. Os interessados podem começar o processo seletivo de forma virtual, enviando o seu currículo. 

A empresa Harsco é responsável pela produção de materiais para grandes empresas siderúrgicas e metalúrgicas. Sua atuação vai além do Brasil, abrangendo o mundo todo. Além disso, a indústria possui responsabilidade ambiental, fazendo todos os processos de forma sustentável. 

O Jovem Aprendiz Harsco fará parte de uma empresa que é líder em manutenção de ferrovias, prestando serviços diversos para o ramo. Atualmente a empresa conta com dois escritórios e mais de mil funcionários. 

Conheça um pouco mais sobre a Harsco 

A empresa Harsco é uma das maiores no ramo de prestação de serviço para ferrovias, aço e também metalurgia. Com uma estrutura muito bem pensada, atualmente ela atua em cerca de 30 países ao redor do mundo. 

Sem contar que sua trajetória é longa, visto que surgiu em meados de 1853. Aos poucos, foi expandindo seus serviços e hoje é referência no mundo todo. 

Como funciona o programa Jovem Aprendiz Harsco

Jovem Aprendiz Harsco
Fonte: (Reprodução/Internet)

O programa Jovem Aprendiz Harsco é destinado a todos os jovens de adolescentes que ainda não tiveram o seu primeiro contato com o mercado de trabalho. A iniciativa foi feita pelo Governo Federal e faz parte da Lei de Aprendizagem. 

Embora a lei determine que a idade do jovem aprendiz é de 14 a 24 anos, cada empresa determina a sua própria faixa etária de contratação, tudo de acordo com a rotina de trabalho. 

Sendo assim, no caso da Harsco, é necessário que o jovem tenha uma idade entre 16 e 19 anos e que ele tenha concluído o ensino fundamental. É necessário estar matriculado no ensino médio e com a frequência em dia. 

Além disso, o adolescente precisa ter sua carteira de trabalho pronta para ser assinada. É exigido pelo menos conhecimento básico em pacote Office. 

Benefícios do Jovem Aprendiz Harsco

O Jovem Aprendiz Harsco terá acesso a alguns benefícios interessantes, entre eles podemos citar: 

  • Direito à assistência médica;
  • Acesso à ampla assistência odontológica;
  • Alimentação no trabalho por meio do restaurante da empresa; 
  • Acesso a seguro de vida para funcionários;
  • Vale transporte pago além do salário;
  • Salário proporcional às horas trabalhadas. 

Como funciona o contrato de trabalho do Jovem Aprendiz 

O contrato de trabalho do Jovem Aprendiz Harsco é um pouco diferente de outros tipos de contratação. Por se tratar do primeiro emprego de jovens, é necessário que a carga horária seja reduzida. 

Sendo assim, o jovem pode trabalhar no máximo por 6 horas por dia, totalizando no máximo 30 horas semanais. Além disso, é necessário que ele frequente um curso de aprendizagem, na qual aprende na teoria as matérias sobre a área de trabalho escolhida. 

O local do curso varia de acordo com cada processo seletivo, mas é feito pelas escolas de aprendizagem espalhadas por todo o país. Para se manter no programa, é necessário manter a disciplina e frequência escolar, sob pena de desligamento da empresa. O salário pago ao aprendiz é proporcional às suas horas trabalhadas. 

Vale lembrar que não é permitido que o aprendiz faça trabalhos perigosos e nem mesmo fique no local de trabalho cumprindo hora extra.  O contrato do Jovem Aprendiz Harsco dura um ano a partir da data da contratação. Porém, ele pode ser estendido, caso haja interesse tanto da empresa quanto do aprendiz. Desta forma, o contrato pode durar um prazo máximo de dois anos corridos. 

É direito do aprendiz ter férias assim como outros funcionários, porém, as férias são no mesmo período do recesso escolar. Além disso, ao final do contrato, ele deve receber décimo terceiro, assim como FGTS proporcional ao tempo trabalhado. 

Passo a passo para fazer a sua inscrição

Quem tem interesse em ser um Jovem Aprendiz Harsco precisa seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site Trabalhe Conosco e role até o final da página para verificar as vagas disponíveis;
  • Na ferramenta de busca, digite “Aprendiz”. Vão aparecer todas as vagas destinadas a aprendizes. Verifique a cidade em que as vagas são disponibilizadas;
  • Clique na vaga desejada, na aba “Ver descrição da vaga”;
  • Verifique todos os pré-requisitos e caso seja seu perfil, clique em “Inscreva-se”;
  • Você será redirecionado para a página do processo seletivo. É essencial que você crie um cadastro pessoal, clicando em “Cadastrar novo Currículo”; 
  • Cadastre um e-mail e uma senha para acessar a plataforma e depois clique em “Continuar”;
  • Insira os seus dados pessoais, Nome, documento pessoal, dados residenciais e dados de contato. Lembre-se de que os dados precisam estar corretos para que a empresa possa entrar em contato;
  • Insira a sua escolaridade e finalize o cadastro;
  • Prontinho, agora que você já finalizou o cadastro, é só esperar o contato da empresa para o agendamento de uma entrevista. 
2 comments
  1. Precuso de um emprego tenho 17 anos vou fucar de maior outro mes ajufa ai se for preciso trabalho com qual quer coisa se eu n souber aprendo sme problemas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.