Jovem Aprendiz Fiat: Conheça as Vantagens e Saiba se Inscrever

Jovem Aprendiz Fiat
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quem deseja ser um Jovem Aprendiz Fiat pode receber uma série de benefícios. Além de vale transporte, salário proporcional e férias remuneradas, o jovem terá acesso a seguro de vida e vale refeição.

Todos os anos a Fiat abre inscrições para que jovens que nunca tiveram acesso ao mercado de trabalho possam ter a sua primeira experiência profissional. O objetivo é estimular o aprendizado prático e teórico destes jovens e adolescentes. 

Além disso, quem deseja ser um Jovem Aprendiz Fiat precisa cumprir alguns pré-requisitos. Porém, a empresa sempre dá preferência para aqueles jovens que estão em situação de vulnerabilidade financeira e social.  

Quem pode ser Jovem Aprendiz Fiat

Jovem Aprendiz Fiat
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para ser um Jovem Aprendiz Fiat é preciso estar dentro de algumas condições. Entre elas, a idade e seriedade com os estudos. Acompanhe: 

  • O jovem precisa ter faixa etária entre 18 e 22 anos de idade;
  • É necessário que o candidato já tenha concluído o ensino médio;
  • É preciso que o jovem resida na mesma cidade em que a vaga está sendo oferecida;
  • O aprendiz precisa ter responsabilidade e seriedade para manter a sua frequência no programa;
  • É preciso participar de um curso de aprendizagem de forma paralela ao local de trabalho;
  • Não são aceitas as inscrições de jovens que já tiveram experiência no mercado de trabalho;
  • Jovens que cursaram escolas públicas ou estejam em situação de vulnerabilidade financeira, terão prioridade para a participação do programa. 

Rotina de trabalho Jovem Aprendiz Fiat

Quem deseja participar do Jovem Aprendiz Fiat terá uma rotina dinâmica, visto que deverá frequentar um curso de aprendizagem juntamente com a empresa de atuação. Os cursos de aprendizagem, em sua maioria, são fornecidos pelo SENAI ou SENAC, dependendo da região e área de atuação da vaga. 

No curso de aprendizagem, o jovem entende como se comportar no mercado de trabalho, compreende as melhores formas de se comunicar e de estabelecer as relações interpessoais. Além disso, faz apresentações em grupo e aprende a trabalhar em equipe. 

Além disso, no curso o aprendiz vai absorver todo o conteúdo teórico a respeito da sua vaga na Fiat, entendendo rotinas administrativas, matérias sobre logística e até mesmo meio ambiente. O curso é dinâmico e os jovens saem muito preparados. 

Paralelo ao curso, o aprendiz atua na empresa, colocando em prática seus conhecimentos e sendo acompanhado por profissionais qualificados. Na maioria das vezes, a rotina é dividida entre dois dias na empresa e outros três dias no curso. 

Como funciona o contrato de trabalho 

As regras do contrato de trabalho do Jovem Aprendiz Fiat são estabelecidas por uma lei específica, intitulada de lei de aprendizagem. 

Sendo assim, o contrato tem uma duração de 12 meses e dá direitos ao aprendiz, como por exemplo: vale transporte, vale refeição, décimo terceiro e FGTS. Outros benefícios também podem ser oferecidos, como é o caso do seguro de vida, por exemplo. 

Em alguns casos, quando a empresa e o aprendiz entram em acordo, é possível que o contrato seja estendido. Desta forma, ele passa de 12 meses para 24 meses, totalizando dois anos. Após este período, a empresa pode contratar o aprendiz com o contrato tradicional

Porém, vale lembrar que este contrato tem algumas características diferentes dos contratos tradicionais, como é o caso da carga horária diminuída. 

Sendo assim, a atuação no curso e no ambiente de trabalho não podem ultrapassar, em hipótese alguma, as seis horas diárias.  Além disso, não é permitido que os jovens trabalhem mais de 30 horas semanais. 

Benefícios concedidos ao Jovem Aprendiz Fiat

Entre os benefícios que um Jovem Aprendiz Fiat recebe, podemos citar: 

  • Vale transporte para frequentar a empresa e o curso de aprendizagem;
  • Vale refeição ou refeição no local de trabalho;
  • Seguro de vida;
  • Promoções para inscrição em academias; 
  • FGTS, décimo terceiro e férias proporcionais;
  • Salário proporcional à carga horária de trabalho.

Passo a passo para fazer a sua inscrição online

Quem quer fazer parte do Jovem Aprendiz Fiat precisa fazer todo o processo seletivo por meio do site oficial da empresa. É preciso estar com os documentos em mãos e preencher tudo corretamente. Siga as seguintes instruções: 

  • Comece acessando a página oficial da empresa, basta clicar em: Trabalhe Conosco Fiat ;
  • Role a página até o final e clique em “Ver Vagas”;
  • Você será redirecionado a uma página de oportunidades. Verifique as opções com a descrição “Aprendiz”. Clique em “Deixe seu currículo”;
  • Clique em “Cadastrar currículo”;
  • Comece inserindo um login, que pode conter letras e números;
  • Crie uma senha pessoal para acessar a plataforma. Insira seu e-mail e um documento pessoal para confirmar a sua identidade;
  • Escolha o idioma do currículo e clique em “Continuar”; 
  • Insira seus dados de escolaridade, dados de contato e conclua a sua inscrição na plataforma. 
  • Finalize concluindo a sua candidatura à vaga escolhida. Os próximos passos serão executados pela empresa, que entrará em contato pelo telefone ou pelo e-mail. 
2 comments
  1. Oiê me chamo Jhonatan tenho ensino médio completo nunca trabalhei mas sou uma pessoa esforçada quero ter a oportunidade de trabalhar na empresa de vocês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.