Cursos gratuitos de informática: Saiba como se inscrever

cursos gratuitos de informatica

A cada dia o mercado de trabalho se torna mais exigente e como forma de se destacar dentro dele, é importante sempre manter seu currículo atualizado. Saiba através deste artigo como encontrar bons cursos gratuitos de informática.

A informática diz respeito a ramos específicos da ciência que atuam ou estudam a transmissão, armazenamento e processamento de informações dentro dos meios digitais, especialmente através de computadores e programas que nele existem.

Um dos principais papéis da informática é auxiliar o ser humano ao ampliar sua capacidade de comunicação, memória e pensamento, sendo possível aplicá-la a distintas áreas como arte, telecomunicações, indústria, e muitas outras.

Informática e o mercado de trabalho

Se você tem interesse por esta área, mas não sabe como é o mercado de trabalho neste ramo, este tópico é para você. O mercado de Tecnologia da Informação é um dos que mais buscam profissionais devidamente qualificados no país.

Apenas em 2016, mais de 1 milhão de pessoas conseguiram emprego na área de Tecnologia da Informação. Além disso, nesta profissão é possível obter um salário acima da média. Atualmente há cerca de 50 mil vagas disponíveis no mercado.

Vale ressaltar, que ter noções básicas de informática, muitas vezes é uma exigência mediante a contratação em outros tipos de cargos. De forma geral, participar de cursos gratuitos de informática trará apenas benefícios para sua vida profissional.

cursos gratuitos de informatica
Fonte: (Reprodução/Internet)

Modalidade Online

Atualmente há diversas plataformas na internet que disponibilizam cursos gratuitos de informática e estes podem ser feitos de forma online. Portanto, você pode escolher o melhor horário para realizar seus estudos.

Sendo assim, você precisará apenas ter em mãos um computador ou smartphone com acesso a internet para realizar um curso que trará um ótimo aprimoramento profissional. Além disso, você pode optar por obter um certificado comprobatório.

A modalidade de ensino EAD é a melhor forma de tornar o conhecimento inclusivo, de forma que diversas pessoas possam se especializar sem que o curso atrapalhe seu trabalho e demais afazeres cotidianos.

O que você aprenderá

Há diversas plataformas ótimas na internet que disponibilizam cursos gratuitos de informática e nós recomendamos três em específico sendo a Prime Cursos, Certificado Cursos Online e Ginead.

Em todas as plataformas acima mencionadas há o curso de informática básica gratuito e online, com carga horária total de 40 horas. Esse curso possui base legal constituída pelo Decreto Presidencial, seguindo todas as normas do MEC.

Você aprenderá os principais conhecimentos e noções da informática básica, como fazer a organização da área de trabalho, pesquisar na internet, navegar online, fazer downloads, utilizar editores de textos, enviar e-mails, criar planilhas e muito mais.

Sobre o certificado

O certificado pode ser emitido de maneira opcional, já que o mesmo não é gratuito, porém possui um preço acessível que varia de acordo com a plataforma escolhida. O mesmo é válido em todo território nacional e pode ser muito útil no seu dia a dia.

Após realizar um dos cursos gratuitos de informática você pode obter o certificado para fins de atualização curricular, o que aumenta muito suas chances de conquistar um bom emprego com um salário melhor.

Além disso, suas chances de conseguir uma promoção no seu emprego atual aumenta e o certificado ainda pode ser usado para complementar as horas de atividades extracurriculares, que geralmente são exigidas em universidades.

Requisitos para a realização do curso

Em nenhuma das plataformas que indicamos há pré-requisitos para a realização de cursos gratuitos de informática, porém é recomendado que o interessado tenha o ensino médio completo, não sendo obrigatório.

Por se tratar de um curso simples e de fácil entendimento por parte do público, inclusive menores de idade podem realizá-lo, sendo então uma ótima forma de complementar o aprendizado convencional dos jovens.

Por este mesmo motivo, pessoas que não concluíram o ensino fundamental também podem participar, pois o que é fundamental para se obter o rico conhecimento proporcionado por estas plataformas é a vontade de aprender.

Como fazer a inscrição para os cursos gratuitos de informática

No momento é possível fazer a inscrição para os cursos gratuitos de informática de forma 100% online e neste tópico ensinaremos o passo a passo de como fazê-lo em cada uma das plataformas que recomendamos:

Prime Cursos

  • Acesse o site oficial da Prime Cursos;
  • Clique no botão “Assinar grátis”;
  • Você deverá então preencher um formulário de cadastro simples, informando seu nome completo, e-mail e criando uma senha de acesso;
  • Feito isso clique em “Cadastrar”;
  • Pronto! Você já terá acesso imediato a todo o conteúdo do curso e pode começar a estudar quando quiser.

Certificado Cursos Online

  • Acesse o site oficial do Certificado Cursos Online;
  • Clique no botão amarelo “Faça este curso”;
  • Agora clique em “Registrar agora” se ainda não for membro da plataforma;
  • Faça seu cadastro informando seu nome completo e e-mail;
  • Crie uma senha de acesso, marque o campo “Não sou um robô” e clique em “Inscrever-se”;
  • Pronto! Você já terá acesso a área do aluno com too o conteúdo do curso.

Ginead

  • Acesse o site oficial Ginead
  • Clique no botão verde “Matricular neste curso”;
  • Vá em “Cadastrar” e informe seu nome completo, e-mail e crie uma senha de acesso à plataforma;
  • Feito isso, clique em “Cadastrar”;
  • Agora leia com atenção as informações presentes na página e para prosseguir clique no botão verde “Matricular-se agora!”
  • Pronto! Seu cadastro foi feito e para acessar o conteúdo programático do curso, basta clicar em “Acessar minha conta” e fazer o login.

Vale a pena fazer um dos cursos gratuitos de informática

Estes cursos são indicados para todos aqueles que desejam saber melhor como utilizar a informática no seu dia a dia. Ele é uma forma muito interessante de se conseguir promoções e até mesmo a contratação em um novo emprego.

Pode-se dizer que os cursos de informática básica oferecidos pelas plataformas Prime Cursos, Certificados Cursos Online e Ginead valem a pena, pois além de sua gratuidade o mesmo possui ótima qualidade para ensino de todos os interessados.

Se você deseja buscar por novas oportunidades na sua carreira, esta é uma excelente forma de começar. Sendo assim, faça agora mesmo a sua inscrição e dê início aos seus estudos sobre informática básica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.