Como tirar carteira de trabalho digital

O Que é a Carteira de Trabalho Digital

Você já ouviu falar sobre a carteira de trabalho? E sobre a carteira de trabalho digital? Ou então, sabe o que ela é? Ou a sua função?

Bem, essas são algumas das principais perguntas que estão relacionadas a esse tema, elas são realizadas principalmente por pessoas que querem começar a trabalhar.

Por esse motivo, nesse artigo que o site Mais Educação preparou, você terá acesso a algumas das informações que apresentam maior importância e que estão relacionadas a esse mesmo tema.

E para que possamos explicar tudo de uma forma explicita, nós iremos usar informações que foram recentemente postadas e que são de confiança, pois assim, você terá acesso as melhores informações.

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE A CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

Bom, a carteira de trabalho digital, vem sendo um assunto muito falado nos dias de hoje, pelos simples fato de que ela está gerando muita duvida.

E para que possamos responder algumas das principais duvidas de forma explicita e organizada, separamos as perguntas e as informações em tópicos.

Pois assim, vamos conseguir explicar e responder todas as perguntas, de uma forma que não misture todos os assuntos.

Portanto, se você quer ter acesso a todas essas informações, continue lendo esse artigo.

O Que é a Carteira de Trabalho Digital?

Para que você possa entender o que é a certeira de trabalho digital, em primeiro lugar, você deve saber o que é a carteira de trabalho.

Muitas das pessoas que trabalham, sabem o que é a mesma, mas existem ainda aquelas pessoas que estão começando a trabalhar e que não tem o conhecimento sobre o que é a carteira de trabalho.

Bom, a carteira de trabalho é um documento de extrema importância, onde o mesmo é obrigatório para todas as pessoas que estão prestes a começar algum tipo de serviço, podendo ser tanto em indústrias, quanto em pecuária.

E com as novas modernidades, esse documento também recebeu uma noa versão, que é a versão onde esse artigo tem o alvo.

A carteira de trabalho digital tem e recebe as mesmas funções que a carteira de trabalho física, a única coisa que diferencia elas.

Onde a única diferença entre elas, é que na digital você tem acesso as informações usando o seu aparelho celular.

Essa nova versão está disponível para todo e qualquer trabalhador que já tenha a sua carteira de trabalho física e para as pessoas que vão tirar a mesma.

Você controla e tem acesso as informações usando o site ou o aplicativo, que já está disponível para aparelhos celulares: IOS e ANDROID.

Como Fazer a Carteira de Trabalho Digital?

Como já havíamos dito, você pode controlar usando o site e/ ou o aplicativo.

E pelo fato de que existe duas opções, iremos explicar como fazer, pois uma irá complementar a outra:

  • Acesse o site https://acesso.gov.br/.
  • Após ter acessado o site, clique na opção “criar a sua conta”.
  • O site irá pedir algumas informações pessoais, e as mesmas devem ser preenchidas.
  • Você deverá escolher como deseja ativar a sua conta, o site irá disponibilizar duas opções, essas são: por SMS ou pelo seu E-mail.
  • Depois, você deverá acessar o seu e-mail ou verificar o SMS, e assim que a mensagem de confirmação chegar, você deverá confirmar, pois assim será criada uma conta e uma se senha para você.

Assim que você criar a sua conta usando o site, você deverá seguir os seguintes comandos:

  • Instale o aplicativo oficial da carteira de trabalho digital em seu aparelho celular( lembrando que ele está disponível tanto para IOS, quanto para ANDROID).
  • Abra o aplicativo e escolha a opção “Entrar”.
  • Informa o CPF que foi cadastrado e a senha que você recebeu via e-mail ou SMS.
  • Depois, você deverá confirmar algumas informações pessoais, como por exemplo: nome dos pais e data de nascimento.

Após isso, você já estará dentro da sua carteira de trabalho e você poderá visualizar todos os seus dados.

Para que o aplicativo possa obter mais informações, é possível que seja solicitada algumas informações pessoais de confirmação, como por exemplo os seus antigos trabalhos, nome dos seus patrões, entre mais!

Isso para que tudo possa ocorrer de forma segura, pois uma vez que você responder essas informações de forma incorreta, sua conta poderá ser bloqueada.

Observação:

Observação: caso ocorra de você não conseguir gerar a sua conta e senha pela Internet, a outra opção disponível, é você ir até uma agencia bancaria, onde essas podem ser: Caixa Econômica Federal,Banco do Brasil ou até ir em alguma Unidade do Ministério da Economia.

Por que Fazer a Carteira de Trabalho Digital é uma boa opção?

Já falamos algumas das principais informações sobre a carteira de trabalho digital, mas o que a maioria das pessoas tem duvida, é sobre o por que fazer a carteira de trabalho digital é uma boa escolha.

Bom, vamos trazer a resposta para essa duvida, em forma de tópicos, onde nos mesmos, será mostrado alguns benefícios que a carteira de trabalho digital oferece para os seus usuários.

Portanto se você tem essa duvida, isso pode ajudar a você a responder essa duvida, veja a seguir quais são esses benefícios:

  • Mostra e apresenta um maior aproveitamento, das vagas que estão disponíveis, e assim reduz o tempo médio de atendimento.
  • Apresenta maior facilidade de encontrar as suas informações trabalhistas, pois as mesmas estarão apresentadas em tópicos, além de possibilitar o trabalhador a verificar quais são os seus vínculos trabalhistas.
  • Apresenta certas integrações de bases, do Ministério da Economia.
  • Agilidade ao realizar a solicitação do documento.
  • Acesso a informações de Qualificação Civil e também aos seus contratos de trabalho.
  • Entre muitos outros benefícios.

Qual é o principal objetivo que a carteira de trabalho digital tem?

Porém, uma informação que não são todas as pessoas que sabem, é que o principal objetivo que o Ministério da Economia quer conquistar com a nova versão(mais moderna) da carteira de trabalho, é principalmente facilitar a vida do Trabalhador.

Pois com a carteira de trabalho digital, o trabalhador ganha tempo, afinal de contas, você pode ter acesso a todos os benefícios falados a cima, usando apenas o seu aparelho celular, ou seja você não precisa perder o seu tempo, indo até um banco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.