Jovem Aprendiz Lacta: Saiba quais são os requisitos e como se inscrever

Jovem Aprendiz Lacta
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quem quer ter acesso ao primeiro emprego em uma empresa séria e responsável, não pode deixar de se inscrever no programa Jovem Aprendiz Lacta. São vagas para diversos setores, espalhados por todo o país. 

A Lacta é uma das maiores empresas do segmento de chocolates. Sua trajetória começou no Brasil antes da década de 20. Atualmente, a marca faz parte da Mondelez Internacional, multinacional que vende todos os tipos de guloseimas para o mercado. 

Por isso, quem deseja ser um Jovem Aprendiz Lacta contará com um ambiente de trabalho que estimula o crescimento e desenvolvimento humano. O prazo de contrato é de um ano, porém, pode ser estendido para dois anos, caso haja acordo entre empresa e funcionário.

Conheça o programa Jovem Aprendiz Lacta

Jovem Aprendiz Lacta
Fonte: (Reprodução/Internet)

O programa Jovem Aprendiz Lacta é feito de acordo com uma série de normativas estabelecidas pelo Governo. De acordo com a lei de aprendizagem, todas as empresas precisam contratar aprendizes. 

Estes aprendizes precisam estar em sua primeira experiência de trabalho, assim como precisam preencher uma série de pré-requisitos. Sendo assim, só pode fazer parte do programa aquele jovem que tiver entre 14 e 24 anos de idade. Quem é portador de algum tipo de deficiência, pode fazer parte, mesmo que tenha mais de 24 anos de idade no ato da inscrição. 

Porém, existem alguns casos em que o jovem não pode se inscrever, como por exemplo, quem abandonou os estudos. Por ser uma iniciativa que visa o ensino e o trabalho, é preciso que o jovem esteja inscrito no ensino médio ou tenha concluído os estudos. 

Vale lembrar que jovens que já estão cursando a faculdade ou algum curso técnico também podem fazer parte, desde que tenham a idade limite. 

Lei de aprendizagem: entenda a importância 

O programa Jovem Aprendiz Lacta faz parte da lei de aprendizagem, uma lei que revolucionou a estrutura social brasileira. 

Ao perceber que os jovens e adolescentes tinham grandes dificuldades em conseguir a primeira oportunidade de emprego, o Governo Federal criou a lei que faz com que todas as empresas de médio e grande porte empreguem de 5% a 15% de aprendizes. 

Além de estimular os estudos, visto que combate a evasão escolar, o programa estimula o conhecimento e desenvolvimento destes jovens e adolescentes. E o mais interessante é que o programa abre portas no futuro destes jovens. 

Vale lembrar que como o aprendiz recebe um salário proporcional para atuar na empresa e fazer o curso de aprendizagem, ele pode auxiliar na vida financeira pessoal e da família. 

Benefícios em ser Jovem Aprendiz Lacta

Quem quer fazer parte do programa vai receber os seguintes benefícios:

  • Auxílio transporte;
  • Vale refeição; 
  • Salário proporcional às horas trabalhadas;
  • FGTS, décimo terceiro e férias proporcionais;
  • Curso de aprendizagem.

Pré-requisitos para ser Jovem Aprendiz Lacta

Entre os pré-requisitos para ser Jovem Aprendiz Lacta, é necessário:

  • Ter entre 14 e 24 anos de idade;
  • É preciso estar matriculado ou ter feito o ensino médio em escola pública;
  • É preciso manter a frequência escolar;
  • O jovem precisa ter disponibilidade de tempo para frequentar a empresa e o curso.

Entenda o contrato de trabalho do Jovem Aprendiz Lacta

O contrato de trabalho do Jovem Aprendiz Lacta é de 12 meses. Porém, é permitido que este contrato seja estendido por mais 12 meses, totalizando 2 anos. Entretanto, a extensão do contrato depende de um acordo entre a empresa e o aprendiz. 

A carga horária máxima permitida para que o aprendiz trabalhe é de 6 horas por dia. Além disso, o total de horas trabalhadas por semana não pode ser mais do que 30 horas. 

Vale lembrar que o aprendiz frequenta, juntamente com a empresa, um curso de aprendizagem para que possa desenvolver suas habilidades. No curso, ele aprende de forma teórica sobre a área de atuação na empresa. 

Passo a passo para se inscrever no programa

  • Acesse o site oportunidades Lacta para conferir todas as vagas que estão em aberto;
  • Para filtrar as vagas do seu interesse, digite: “Aprendiz” no local de busca;
  • Todas as vagas direcionadas à área de aprendizagem vão aparecer de acordo com a cidade e estado. Escolha a vaga do seu interesse e clique em “Candidatar-se”;
  • Crie uma conta na plataforma de vagas clicando em “criar conta”;
  •  Insira um e-mail e uma senha de sua escolha. Depois, confirme a senha escolhida e clique em “criar conta”;
  • Você será redirecionado a uma página na qual deve inserir seus dados pessoais, sempre se lembrando de informar todos os dados corretamente;
  • Coloque seus dados de contato e informe a sua escolaridade. Assim que preencher todo o cadastro, clique em “concluir”; 
  • Depois de finalizar o seu processo de inscrição, é necessário aguardar a análise do currículo feita pela empresa;
  • Caso você se encaixe em todos os pré-requisitos, a empresa entrará em contato com você para o agendamento de uma entrevista. Boa sorte! 
6 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.