Conteúdo
O Enem 2023 está sendo aguardado com ansiedade por milhões de brasileiros que desejam ingressar no ensino superior. A data de inscrição foi modificada pelo Ministério da Educação, devendo agora ocorrer entre os dias 5 e 16 de junho.
Já em relação a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, elas devem acontecer nos dias 5 e 12 de novembro, seguindo o padrão dos anos anteriores, ocorrendo em dois domingos consecutivos.
Quem tiver interesse em participar do Enem terá então de preencher um formulário digital específico, e através deste post, você poderá conferir o passo a passo completo de como realizar este procedimento.
Qual é o objetivo do Enem?
O Enem surgiu oficialmente em 1998, com o objetivo principal de avaliar de perto o conhecimento adquirido por estudantes que concluíram o Ensino Médio. Embora o exame aconteça há muitos anos, ele ainda levanta algumas dúvidas por parte dos cidadãos.
Em 2004, o Enem passou a ser uma ferramenta muito importante de ingresso em universidades e sua importância só foi aumentando com o passar dos anos, sendo hoje uma etapa fundamental para quem deseja ingressar na carreira acadêmica.
Conforme previsto no edital do Enem 2023, as provas vão ocorrer em dois dias distintos e ao todo, haverá 90 questões de múltipla escolha a serem respondidas, além da redação. Confira abaixo quais temas serão abordados em cada dia:
- Dia 1: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Redação;
- Dia 2: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.
Como ingressar na faculdade com a nota do Enem
A grande maioria das pessoas que realizam o Enem 2023 desejam cursar o ensino superior, sendo que a nota obtida após a conclusão das provas pode ser usada para ingressar em universidades particulares ou privadas de todo o país.
Em determinados casos, o exame substitui até mesmo o tradicional vestibular no caso de universidades particulares. Já em relação aos programas do governo que incentivam o ingresso no ensino superior são:
- Sisu: aqui é possível conseguir uma vaga em universidades públicas de qualquer local do país;
- Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa onde o jovem realiza o curso de seu interesse em uma instituição privada, e ao finalizá-lo, deverá efetuar o pagamento correspondente às mensalidades;
- Prouni: este programa oferece bolsas de estudo de 50% ou 100% em universidades particulares de todo o país.
É importante comentar que há várias universidades particulares que aceitam a nota do Enem no lugar do vestibular, mas nestes casos, onde o candidato consegue uma vaga fora dos programas do governo, ele deverá arcar com a mensalidade integralmente.
Passo a passo para se inscrever no Enem 2023
Se você deseja realizar o Enem 2023 para conquistar uma vaga no ensino superior, será necessário realizar a inscrição entre os dias 5 e 16 de junho. Confira logo a seguir o passo a passo de como realizar este procedimento:
- Através de um dispositivo conectado à internet, entre na Página do Participante;
- Agora vai ser preciso realizar o seu login na plataforma e caso ainda não tenha cadastro, basta realizá-lo para prosseguir;
- No início da inscrição, os candidatos que precisam de acessibilidade para realizar a prova precisam informar o fato;
- Em seguida, escolha uma das línguas estrangeiras possíveis para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, podendo ser espanhol ou inglês;
- Prossiga preenchendo todos os campos em branco com as informações solicitadas incluindo dados referentes a sua escolaridade;
- Agora você vai precisar responder um questionário com 20 questões, que são relacionadas a sua situação socioeconômica;
- Ao final de todo o processo, basta realizar a emissão do boleto para pagamento da taxa do exame e pronto!
De uma forma geral, o processo de inscrição do Enem 2023 é bastante intuitivo e pode ser feito através de celulares, tablets ou computadores que tenham acesso a internet, tornando tudo ainda mais simples.
Sobre a isenção da taxa de inscrição
O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 foi finalizado no dia 23 de abril, conforme o cronograma divulgado. Quem conseguiu a isenção em 2022, mas não foi realizar o exame, não poderá ter a vantagem novamente.
O resultado dos pedidos de isenção foram divulgados e todos aqueles que fizeram tal solicitação devem conferir na própria Página do Participante se foi aprovado. Caso negado, será possível recorrer ou então efetuar o pagamento da taxa.
Vale destacar ainda que os candidatos que não se inscreveram para conseguir a isenção no período correto devem pagar a taxa de R$85,00 para realizar o Enem, não havendo exceções.
Cronograma do Enem 2023
O Ministério da Educação já divulgou o cronograma completo do Enem, e somente as datas de inscrição foram modificadas. Confira logo a seguir o cronograma completo do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023:
- Prazo para o pagamento da taxa de inscrição: entre 5 e 21 de junho;
- Solicitação por Tratamento pelo Nome Social ou Atendimento Especializado: entre 5 e 16 de junho;
- Período das inscrições: entre 5 e 16 de junho;
- Resultado final da inscrição: 26 de junho;
- Implementação de recurso de inscrição: 26 de junho;
- Provas oficiais: 5 e 12 de novembro.